Resenha - O Mundo de Sofia

quarta-feira, dezembro 10, 2014 4 Comentários A+ a-


Título: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarden
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 551
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 33,90)



Sinopse:
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Møller Knag, garota a quem Sofia também não conhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países onde foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" "lição", o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Resenha
Finalmente a resenha de O Mundo de Sofia! Bom, esse livro foi escrito por um norueguês e é justamente na Noruega onde se passa a estória. Começamos conhecendo Sofia, que logo fará 15 anos. Ela mora com sua mãe e tem uma melhor amiga. Até que um dia, quando ela vai checar a caixa de correio, se depara com um pequeno envelope que dizia "De onde vem o mundo?". E nos dias que seguiram, ela encontrou outros envelopes semelhantes com perguntas nesse mesmo estilo. Aquele tipo de pergunta que nós não sabemos a resposta, sabe? Logo começaram a chegar envelopes maiores com verdadeiras aulas de filosofia, todos endereçados à Hilde. Sofia não fazia ideia de quem era essa Hilde e tinha uma enorme curiosidade de saber quem é que entregava os envelopes, já que não havia o nome do remetente. 

Passa um tempo e Sofia descobre quem é o professor de filosofia e que ele se chama Alberto Knox. Ela começa a se encontrar pessoalmente com ele e ele lhe dá aulas particulares. Durante essas aulas você também tem aulas e aprende muito sobre filosofia e filósofos importantes - e lógico - sobre os estudos e fundamentos deles. Só esses fatos já deixa você maravilhado pelo livro, mas mesmo assim ainda não temos resposta de porquê aquele professor está fazendo aquilo e se empenhando de verdade em dar aulas para Sofia Amundsen. 

Mas as suas dúvidas pioram quando Sofia está indo encontrar o professor e sempre vê cartões postais no caminho (na rua, preso em uma árvore, etc) e que são endereçados à ela e à Hilde. Os bilhetes sempre dizem que o "papai está com saudades, Hildinha. Estarei aí para o seu aniversário de 15 anos no dia 15 de julho", e fato: O aniversário de 15 anos de Sofia também é 15 de julho!

Depois você descobre de onde vem esses cartões postais e a coisa horrível que tem por trás deles. Não posso dar spoilers, mas à princípio é uma coisa que você não consegue aceitar após ter se apegado tanto a Sofia, mas depois você vai achar a coisa mais incrível do mundo e achar o autor um gênio extraordinário.

A teoria do pelo do coelho
Essa foi umas das coisas que aprendi com o livro que mais me chamaram a atenção. Essa teoria diz basicamente que quanto maiores (de idade) somos, mais perto do couro cabeludo e afundados estamos, pois já temos nossas opiniões e argumentos fechados sobre muitas coisas, mesmo que achemos ser "cabeça aberta". E as crianças, como ainda estão conhecendo tudo, estão bem na ponta do pelo dele. Mas quando começarem a envelhecer e parar de formar novas opiniões, vão descendo também. Ele menciona que alguns filósofos tentam voltar para a ponta dos pelos novamente, mas que é muito difícil e que às vezes acabam caindo novamente para a base.

"Tudo flui. Tudo está em movimento, e nada é para sempre. Por isso não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, pois, quando mergulho no rio pela segunda vez, já não sou o mesmo, assim como o rio." - Heráclito.
 "Mais sábio é aquele que sabe que não sabe." - Sócrates.


✖ Avaliação da escrita: Infelizmente não tem como comentar muito sobre isso, já que o livro foi traduzido do norueguês, mas creio que a escrita do autor não tenha sido muuuuuuito alterada. Sendo assim, eu gostei bastante da escrita.

✖ Avaliação do Enredo: Mais que incrível, sem palavras para descrever! (Na verdade não tem como descrever sem dar spoilers). Se você está pensando que é só mais um livro chato sobre filosofia, você está muito afundado na pelagem do coelho, pois esse livo é sensacional! Como eu havia comentado na resenha em vídeo (que eu excluí), achei meio estranho a Sofia ser inteligente demais para a idade dela em relação à filosofia, mas é só isso.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Porque esse livro é excelente! Eu adoro filosofia, eu adorei a Sofia, eu adorei o gostinho de mistério e a euforia para desvendá-los. O livro é genial e todas as pessoas no mundo deveriam ler u.u

✖ Considerações finais:
Antes de terminar de ler o livro, eu fiz no blog um desafio que se chamava Desafio filosófico: Questões de Platão à Sofia. E o objetivo era responder as questões que Platão fazia à Sofia no livro. O desafio passou faz tempo e já teve seu vencedor. Se você quiser dar uma espiada, é só acessar o link ^^

Bom, está aí a tão esperada resenha de O Mundo de Sofia, o melhor livro que eu já li (até agora). Não se tornou o meu favorito, mas é UM dos meus favoritos e vai sempre ganhar ênfase em minhas recomendações! E você, já leu esse livro? Gostaria de ler? Gosta de filosofia? Comenta aí!


/Beijocas da Saroca

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

4 comentários

Write comentários
Adrya Wynatha
AUTHOR
10 de dezembro de 2014 13:23 delete

Agora tô morta de curiosa para ler!

Reply
avatar
13 de dezembro de 2014 11:38 delete

É a primeira vez que passo por aqui, adorei o blog e já estou seguindo!
Estou recomeçando meu blog, gostaria que você visitasse e seguisse de volta se gostar.
Muito obrigada e muito sucesso :)
http://femmefilles.blogspot.com.br/

Reply
avatar

"Comento, logo existo."