Resenha - Histórias de Fadas

quinta-feira, março 08, 2018


Histórias de Fadas, publicado pela primeira vez em 1888, é um pequeno livro de contos escrito por Oscar Wilde para seus filhos. Contudo, esta não é uma obra bonita, cheia de histórias de amor... Essa obra contempla histórias de fadas completamente diferentes de tudo o que você conhece do gênero.
Título: Histórias de Fadas
Autor: Oscar Wilde
Ano: 2015
Nº de páginas: 160
Editora: Saraiva de Bolso
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Oscar Wilde escreveu estas Histórias de fadas para os próprios filhos. A maioria das personagens, aqui, é obrigada a reconhecer — e, de certa forma, aceitar — a “feiura” do mundo que as cerca, bem como suas próprias fraquezas e limitações. A intenção do autor não era apenas falar sobre príncipes, gigantes, rouxinóis e rosas, mas sobretudo lhes ensinar sobre a vida e como vivê-la. Com tradução de Barbara Heliodora, este livro, publicado pela primeira vez em 1888, ainda hoje permanece atual, principalmente pela capacidade de transcender seu tempo e mostrar que é importante contar, mesmo para crianças, as histórias como efetivamente são, nem sempre com o final que desejamos.

O livro é dividido em vários contos de fadas, carregados de fantasias, com animais e objetos falantes, nada fora do esperado nesses quesitos, entretanto, os contos são únicos porque mostram o que ninguém quer ver: Como o mundo é cruel, feio e cheio de pessoas ruins. Sendo assim, não espere finais felizes nesses contos de Oscar Wilde.

Essa foi a primeira vez que li algo do autor e foi uma experiência muito interessante. Todos os contos no Histórias de Fadas são incríveis. Os personagens são muito bem construídos, assim como a moral por trás de cada história (confesso que não descobri nem metade delas, mas consegui absorver as mensagens da mesma forma). Você sente que cada história está ali para lhe dizer algo profundo, te criticar enquanto ser humano, criticar os seus maus hábitos, sua personalidade, seus defeitos. Wilde vai fazer tudo isso jogando na cara do leitor a feiura do mundo, expondo personagens malvados, egoístas, orgulhosos, narcisistas, indiferentes... Tudo o que nós geralmente somos e tudo o que nós fazemos quando somos humanos.


As histórias são predominantemente curtas e, obviamente, com elementos que fogem à realidade (a boa e velha fantasia dos Contos de Fadas). Ao mesmo tempo em que Wilde critica, ele também traz lições valiosíssimas, como a importância de ser uma pessoa boa e de superar seus defeitos, pois isso pode fazer com que você não tenha um final feliz.

O livro está carregado de referências da mitologia grega e católicas, o que nos mostra quais eram as bases de Oscar Wilde e quais lições ele queria passar aos seus filhos. É muito interessante essa proximidade que nós, leitores, podemos ter de algo que era para ser familiar e íntimo do autor. 

Recomendo a leitura da obra, inclusive para crianças!

E você, já leu ou ouviu falar de alguma obra de Oscar Wilde? Ele é o autor do famoso O Retrato de Dorian Gray!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Oi Sara!
    Adorei a premissa do livro. O fato de ter sido algo que ele escreveu para os próprios filhos me deixou bastante curiosa, além de não seguir o caminho do final feliz que é tão comum nesse tipo de narrativa.
    Do autor eu só li O retrato de Dorian Gray, mas com certeza quero ler mais.
    Beijos
    http://www.numrelicario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li a obra prima dele, mas quero muito! Gostei bastante de Histórias de Fadas, ele era realmente um excelente escritor!

      Beijo!

      Excluir

"Comento, logo existo."