Resenha - 1 Litro de Lágrimas

sábado, novembro 12, 2016



Título: 1 Litro de Lágrimas
Autora: Aya Kito
Editora: NewPOP
Nº de páginas: 200
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui
Avaliação:



Sinopse:
Um Litro de Lágrimas é um livro baseado na história real de Kito Aya que, com 15 anos, descobre ser portadora de uma doença degenerativa sem cura.
Aos poucos Aya vai perdendo a capacidade de fazer a maioria das coisas de que gosta, o que a deixa bastante triste.
Agora mais do que nunca, ela precisa de todo o apoio de sua família e amigos para que seja capaz de seguir em frente.
Um livro realmente emocionante.


Resenha

"Doutor... Eu irei me casar?"

1 Litro de Lágrimas é uma história real, e é uma junção de todos os diários de Aya Kito enquanto viveu com uma doença degenerativa rara, conhecida como degeneração espinocerebelar. Sua doença não possui cura e consiste em no desaparecimento dos neurônios, causando a morte lenta de tudo o que o sistema nervoso envolve, ou seja, com o tempo Aya não seria mais capaz de andar, falar, usar os pauzinhos para comer, precisaria de ajuda para fazer tudo o que quisesse fazer, até que finalmente o sistema nervoso a impedisse de respirar ou o seu coração de bater.

Tudo começou quando Aya tinha 15 anos. Ela começou a notar que estava balançando enquanto ficava de pé, ela caía com frequência e muitas vezes seu corpo não correspondia ao que ela queria fazer. Foi quando, após uma queda feia, sua mãe lhe levou ao hospital e ela recebeu o diagnóstico na doença. 

O médico pediu para que ela registrasse seus dias em um diário, para que a princípio, ele pudesse acompanhar o avanço da doença. Após a morte de Aya, com 25 anos, sua mãe publicou os diários dela. Aya era uma menina que sempre trazia motivação para as pessoas, incluindo as deficientes com quem ela conviveu na escola para deficientes e no hospital, porque ela não queria desistir de poder andar, ela não queria perder controle sobre o seu corpo e por isso se alongava e praticava muito, ela prometeu a si mesma que praticaria o máximo que pudesse enquanto desse, ela foi de fato, uma guerreira. 

Tive interesse em ler esse livro porque eu já assisti o dorama 3 vezes e adivinha? Chorei mais que 1 litro de lágrimas todas as vezes! 


Eis aqui fotos da Aya Kito real:


Avaliei esse livro como excelente porque tenho um carinho muito grande pela história da Aya. É claro que o dorama é muito mais romantizado do que de fato aconteceu, muitos personagens não existem na história real, mas ainda assim, é totalmente compreensível que os diretores do dorama tenham adicionado essas pessoas no enredo. Aya sempre vai me inspirar quanto às dificuldades da vida, não devemos desistir de algo se somos capazes de fazê-lo ou ao menos tentar. Por isso, esse livro e esse dorama terão um lugar especial no meu coração.  Recomendo muito tanto o dorama, quanto o livro, mas não me responsabilizo pelo choro, haha!

Eu também sou profundamente apaixonada pela trilha sonora do dorama, então vou deixar aqui as músicas para apreciação (sim, são em japonês e sim, talvez eu saiba cantar hahaha):




E você? Já leu ou assistiu 1 Litro de Lágrimas? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."