Resenha - Infinita Sinfonia

quarta-feira, maio 02, 2018


Helena Kolody foi uma poetisa brasileira (curitibana). Nasceu em 1912 e nos deixou em 2004, com 91 anos. Um projeto da Gazeta do Povo reuniu na coleção "Infinita Sinfonia" vários poemas e haicais da autora.


Título: Infinita Sinfonia - Coleção Gazeta do Povo Literatura Paranaense
Autora: Helena Kolody
Ano: 2014
Nº de páginas: 144
Editora: Inventa
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: A obra da vez é Infinita Sinfonia, da poeta Helena Kolody.
É o último livro a sair da coleção, num total de seis encartados tanto na edição das bancas quanto para assinantes. A série, que promove e celebra a literatura produzida no estado, é promovida pela Gazeta do Povo e coordenada pela Editora Inventa, com curadoria do escritor e jornalista Luiz Andrioli. O processo de escolha dos autores levou cerca de dois anos, e reuniu uma equipe de pensadores e comunicadores.
Helena Kolody é simplesmente maravilhosa, só de ler "Infinita Sinfonia" me apaixonei por seus versos, tanto nos poemas, quanto nos haicais. Acredito que ela colocava muito de seus sentimentos pessoais no que escrevia, então considero que temos muitas ideias em comom.

O modo sutil como ela vê o mundo, a natureza, os lugares, as pessoas, os cheiros, momentos e memórias... É tudo retratado com tanto cuidado e tanta arte, por mais simples que as composições possam parecer. Breves, porém tocantes, essa é a definição crua dos poemas de Helena.















O livro é concluído pelo poema "Praça Rui Barbosa", o qual eu me identifiquei muito, pois eu passo pela praça Rui Barbosa em Curitiba praticamente todos os dias, e a descrição de Helena prova que a praça não mudou praticamente nada desde a publicação do poema. Essa é uma das partes mais legais de se ler um obra da literatura de onde você vive, porque ver o que você vê todos os dias do ponto de vista poético ou literário, é no mínimo mágico. 

A primeira vez que tive contato com os haicais da autora, foi durante o ensino fundamental II, acho que eu estava na sétima ou oitava série e a professora nos apresentou a escritora, acredito que naquele ano tenha se tornado obrigatório falar sobre a obra de Helena no ensino público. Lembro-me de ter achado "legal", mas só agora, lendo como quem eu sou hoje, eu pude perceber a grandiosidade dessa mulher incrível! Com certeza ela se tornou uma das minhas poetisas preferidas (e ainda ocupa o primeiro lugar).

E você, já leu algo da Helena Kolody? Conhecia a autora? O que achou dos poemas que selecionei para mostrar nesse post? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."