Resenha - Cinco Minutos

quarta-feira, maio 09, 2018


Em 1856, José de Alencar trouxe para a Literatura Brasileira um romance curtinho e extremamente meloso. A leitura desse livro é prazerosa para os que conseguem ler romances impossíveis sem vomitar.

Título: Cinco Minutos
Autor: José de Alencar
Ano: 1999
Nº de páginas: 76
Editora: FTD
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça
para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.
Com essa introdução para chamar a atenção dos leitores, venho deixar claro que gostei da obra! Não, eu não gosto de romances melodramáticos e perfeitinhos, mas essa obra vai muito além disso, é a literatura romântica de Alencar em seu extremo artístico. O enredo pode até ser fantasioso, mas a composição do romance é como uma pintura que enchem os olhos de quem lê.

Em 76 páginas, acompanhamos a angústia de um rapaz que conheceu uma moça no ônibus (naquela época era uma espécie de carroça que dava carona para várias pessoas ao mesmo tempo) e se apaixonou perdidamente por ela. Ele passa dias tentando descobrir quem é ela, onde mora, qual é o seu nome, sua idade, como é o seu rosto... Ah, ele sonha com o dia em que encontrará aquela garota misteriosa que lhe aflorou sentimentos tão profundos!

Algum tempo passa e ele finalmente a encontra, mas eis um adendo: ela não quer ficar com ele e o pede que a esqueça! Oh, não, tudo está acabado para aquele pobre e confuso coração partido, mas não tão rápido. O homem não desiste do amor de sua vida, ele exige que ela explique porque fez isso, explica que a ama e que quer ver o seu rosto. Ela surpreendentemente alega que o ama também, mas que ainda assim não pode ficar com ele.

Nesse romance, o amor vence medos, distâncias e... doenças terminais. Fora isso, não há nada além do comum.

Após essa resenha extremamente satírica (?), Cinco Minutos é um romance rápido, com uma história leve e perfeito para fugir da realidade por meio do bom e velho romantismo de Alencar. Não deixe de ler esse clássico, pois ele lhe mostrará como eram os romances do século XIX no Brasil e, consequentemente, a visão que os leitores brasileiros tinham do amor.

E você, já leu Cinco Minutos? Já ouviu falar? Leu alguma outra obra de José de Alencar? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Bom dia amigo(a)!

    Muito bom o seu blog, já estou seguindo...

    Abraço!

    Tavares_Plugado
    https://tavaresplugado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."