Considere o Veganismo #1 - 3 documentários essenciais para não ser ignorante

segunda-feira, maio 21, 2018


Olá, pessoas interessantes! Esse é o primeiro post de uma série de 10, sobre o veganismo. Não se preocupem, o meu objetivo com esse projeto não é ser chata ou tentar duramente convertê-los para esse estilo maravilhoso de vida, mas sim, mostrá-los que o vegetarianismo e o veganismo são desconsiderados muitas vezes por conta dos estereótipos. Dessa forma, quero quebrar esses estereótipos por meio dessas postagens e mostrar aos meus leitores como o vegetarianismo e o veganismo são mais acessíveis do que se pode imaginar. O nome do projeto é "Considere o Veganismo", e tem como objetivo provocar apenas reflexões com amostras da realidade e posts úteis para possíveis transições.



Depois de toda essa introdução, vamos ao primeiro post! Muitas pessoas me dizem que não gostam de ver documentários sobre a indústria da carne e da exploração animal, porque é muito triste e, com isso, eles até poderiam considerar o vegetarianismo, mas eles gostam muito de bacon... Enfim, para mim, assistir a esses documentários é o MÍNIMO que todos os seres humanos devem fazer para ABRIR os olhos em relação ao que estão consumindo, e ao que está sendo feito pelas nossas costas. De fato, é uma questão de deixar de ser ignorante antes de vir encher o saco dos vegetarianos, porque eu sempre escuto "Mas nem peixe?", "A vaca não sofre para tirar o leite..." e já ouvi até "Você não come ovo porque sai do c* da galinha?". Então, isso tudo mostra a ignorância das pessoas, não em relação à querer ofender, mas é porque lhes falta conhecimento da realidade mesmo. 

Por isso, hoje vou indicar 3 (apenas três!) documentários para que você entre em contato com o que acontece de verdade, como é a crueldade humana em relação aos animais, como esses alimentos prejudicam a saúde humana e como essas indústrias prejudicam o meio ambiente.


1. A Carne é Fraca

Que tal começar vendo a realidade do Brasil? "A Carne é Fraca" é um documentário brasileiro que mostra a crueldade com os animais no nosso país para alimentar a indústria da carne/ovos/leite. Você pode assistir no YouTube clicando aqui (tem a duração de 53:41).

2. Terráqueos

Terráqueos é bem mais forte do que "A Carne é Fraca", mas acredito que ele é ainda mais essencial. A produção premiada mostra a crueldade em todos os âmbitos da exploração animal, em vários países do mundo. Com certeza, dentre todos os documentários, esse foi o que mais abriu os meus olhos e me fez querer parar de comer carne no mesmo dia. Recomendo de verdade! Você pode assisti-lo no YouTube clicando aqui.

3. What The Health
What The Health é um pouco mais light, afinal, ele não tem como objetivo mostrar diretamente a crueldade com os animais, mas sim, o fato de que a carne e tudo o que provém da exploração animal são alimentos que prejudicam muito a nossa saúde, causando câncer, diabetes, demência, etc... Além disso, eles também fazem uma crítica às indústrias envolvidas (a da carne e a farmacêutica), que pensam primordialmente no dinheiro, e trabalham juntas para prejudicar a saúde das pessoas. Esse documentário está na Netflix, mas você também pode assistir no YouTube, clicando aqui.

(Extra) Cowspiracy

Cowspiracy é dos mesmos produtores de What The Health. O objetivo desse documentário é dar ênfase ao impacto da agropecuária no meio ambiente, prejudicando enormemente a sustentabilidade. Muitas pessoas acham que plantações provocam muito mais desmatamentos que gado, mas a verdade é que para alimentar esse gado, muitas plantações de soja são feitas, prejudicando a natureza em dobro, ou melhor, em proporções catastróficas. Que resultados teremos no futuro por patrocinar essas indústrias? Esse documentário está na Netflix, mas você também pode assistir no YouTube, clicando aqui.

E aí, quer abrir os olhos para a realidade, ou é melhor ignorar e seguir a vida sem pensar em nada disso? Comenta aí! Vamos conversar :B

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Foi Cowspiracy que me deu aquele empurrãozinho para que eu parasse de comer carne de vez, por isso tenho certo carinho por esse documentário. Já assisti Terráqueos também, dá uma vontade de chorar toda vez que me lembro dele.
    Preciso arranjar um tempo para assistir esses outros documentários.
    Muito legal essa sua série de posts, vou acompanhar para ver os próximos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terráqueos para mim foi o pior. Esses dias comecei a ver aquele novo, o Dominion, não aguentei nem 40 minutos ))):

      Excluir

"Comento, logo existo."