Resenha - O Grande Gatsby

quinta-feira, abril 19, 2018


O Grande Gatsby, publicado em 1925 é a grande obra-prima de F. Scott Fitzgerald. Esse romance repleto de festas, bebedeiras e riquezas nada mais é do uma deprimente retratação daqueles que pensavam ter tudo, mas que na realidade não tinham nada. Quando se tenta conquistar o amor pelo dinheiro, porém o perde para o mesmo. 

Título: O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano: 2011
Nº de páginas: 204
Editora: *Lido em formato mobi
Avaliação: ★★★★
Sinopse: O grande Gatsby (1925) é considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald. É um perfeito retrato dos loucos anos 20, nos quais o choque da “nova” modernidade se refl etia numa juventude impactada pela guerra e pela revolução industrial. O romance relata a história do enigmático Jay Gatsby, proprietário de uma luxuosa mansão na zona mais rica das praias de Long Island, onde ele promove suntuosas festas, frequentadas por escritores, produtores de cinema, stars, esportistas, gângsteres e garotas bonitas em busca de ascensão social. O mistério que paira sobre Gatsby, um homem elegante e indecifrável, e seu interesse pela bela Daisy Buchanan foram imortalizados no cinema por Robert Redford e Mia Farrow, que com suas interpretações deram vida à essência da Era do Jazz.
Nova York, 1922, o berço financeiro dos Estados Unidos. Muitos ricos se concentravam nos bairros nova iorquinhos, e Nick decidiu se mudar para um deles. Nick, nosso narrador, compra uma casinha simples em West Egg e seu vizinho, dono de uma mansão gótica incrível, é ninguém menos do que Jay Gatsby.

Daisy, prima de Nick, vive com o marido, Tom, do outro lado da ilha, em East Egg. Nessa época, essa região separava dois tipos de ricos: em West Egg viviam aqueles que se tornaram ricos, e em East Egg viviam aqueles que eram hierarquicamente ricos, ou seja, desde que nasceram. Obviamente, os "ricos de nascença" tinham preconceitos com os que se tornaram ricos, menosprezando-os socialmente muitas vezes.

Em meio à isso, temos outro lugar que compõe o espaço da obra, o Vale das Cinzas, um lugar de pobreza e castigado pela industrialização. Ele se estabelece entre essas perspectivas ricas, justamente para quebrar tal ambientação e trazer o choque da realidade de muitos outros americanos, os que não eram ricos.

Jay Gatsby começa a dar festas maravilhosas, cheias de bebidas, comidas e atrações. Pessoas vinham de todos os lugares sem ao menos precisarem ser convidadas, festejavam até o dia nascer e só aí deixavam a mansão, sem sequer saber quem era o anfitrião. Certo dia, Nick recebe um convite para uma das festas e finalmente conhece Gatsby, ele possui uma história comovente que envolve a guerra civil americana e Oxford, mas no início da obra ele é um personagem bastante misterioso. 

Nick o descreve como único e encantador, do tipo de pessoa que tem aquele sorriso que você só encontrará 5 vezes na vida. Com o tempo, Nick descobre que Gastby teve no passado um romance com sua prima Daisy, e que ele quer ficar com ela novamente. Nosso narrador apoia, afinal, Daisy era traída por Tom. Dessa forma, ele ajudará o casal a se encontrar muitas vezes. 

Com o passar do enredo, vamos conhecendo a verdadeira história de Gatsby e seu amor doentio, resultando em um desfecho infeliz, solitário e trágico. 

Os temas abordados na obra por Fitzgerald são justamente a decadência da sociedade americana e do sonho americano, a corrupção, o materialismo e o vazio da classe rica.

E você, já leu O Grande Gatsby? Já tinha ouvido falar nesse clássico da Literatura Americana? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Estou louca pra ler O Grande Gatsby, provavelmente será minha próxima leitura. Li O Curioso Caso de Benjamin Button desse autor e tenho certeza que vou gostar. Sua resenha me empolgou ainda mais; não conhecia detalhes da obra.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."