Resenha - Eu e Outras Poesias

quinta-feira, abril 12, 2018


Dois anos antes de sua morte em 1914, Augusto dos Anjos publicou o seu único livro, intitulado "Eu". Sua primeira coletânea de poemas não fez sucesso, mas logo após a morte de Augusto, seu amigo Órris Soares, montou outra coletânea de poemas do autor, intitulada como "Eu e Outras Poesias", um livro aclamado da Literatura Brasileira e a obra poética mais marcante do movimento pré-modernista. 

Título: Eu e Outras Poesias
Autor: Augusto dos Anjos
Ano: 2010
Nº de páginas: 240
Editora: L&PM Pocket
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Augusto dos Anjos (1884-1914) foi ignorado pela crítica do começo do século. Se alguma exceção se abriu, foi para reputá-lo como autor de versos estapafúrdios e aberrantes. Nas décadas seguintes acabou reconhecido como um dos mais admirados e originais poetas brasileiros. Este volume inclui Eu (1912), único livro publicado em vida, e outras poesias publicadas de maneira esparsa. Augusto dos Anjos é, certamente, o precursor da moderna poesia brasileira, poesia esta que daria seu vôo somente em 1922, na célebre Semana da Arte Moderna. 

Augusto dos Anjos é um dos poetas mais originais da Literatura Brasileira. Infelizmente, sua obra só fez sucesso após a sua morte. O próprio Olavo Bilac havia considerado o talento de Augusto um tanto quanto medíocre. Hoje, ele é um nome extremamente importante dentro do movimento pré-modernista.

Seus poemas são bastante críticos. Ele fala do amor, da morte, da natureza, da filosofia, da química e da biologia, o que demonstra o amplo conhecimento do autor em diversos âmbitos. Não espere ler versos comuns, pois a obra de Augusto é carregada de grande sofrimento. Seus poemas pesados, são surpreendentemente tocantes. Abrem nossas feridas, nos faz pensar e questionar tudo o que está a nossa volta.

Para mim, ainda é difícil descrever o trabalho do autor, mas por meio de suas rimas, ele transmite mensagens avassaladoras, capazes de te fazer abrir os olhos e perceber coisas na sua própria vida que você nunca tinha notado antes.

Ler esses poemas é compreender o mundo de maneira diferente, é mudar a perspectiva por meio da leitura. É, talvez, ficar horas contemplando o vazio e pensando "por que estou aqui se vou morrer?". O livro te tira das bases, te sacode e te faz acordar para a existência, que não deveria ser vaga, pois isso não faria o menor sentido.

Eis algumas demonstrações do que é a arte de Augusto dos Anjos (clique nas imagens para ampliar):







E você, já leu Augusto dos Anjos? Já tinha ouvido falar sobre o autor? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Augusto é um autor genial. Eu não tenho outras palavras pra defini-lo! Todos os poemas chocam, é absurdo a impecabilidade da obra desse homem. Tenho esse livro e faltam poucos poemas pra eu o acabar, mas gosto de lê-lo pouco a pouco porque considero uma leitura densa. Meu pai que me fez ler Augusto e por causa dele, sei o poema "Versos Íntimos" de cor desde que tenho uns 9 anos (eu não fazia a mínima ideia do que falava o poema, mas ainda assim, o decorei sabe-se lá porquê). Esse, Vandalismo, Psicologia de um vencido e Vozes da morte são meus poemas favoritos.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou doida pra ler esse livro desde que li A Filha das Sombras, um livro de fantasia nacional que a protagonista está sempre comparando um evento que aconteceu com ela com um poema desse livro porque ela é fanática por ele.
    Adorei a resenha! Realmente os poemas dele devem ser bem fortes.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."