Resenha - Enclausurado

quarta-feira, abril 25, 2018


Enclausurado, de Ian McEwan, é uma obra bastante atual e diferente de tudo o que se pode imaginar. De forma inovadora, o narrador nos conta o desenrolar da história de um ponto de vista gestacional.


Título: EnclausuradoAutor: Ian McEwan
Ano: 2016
Nº de páginas: 200
Editora: Companhia das Letras
Avaliação: ★★★★★ Sinopse: O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.

Nosso narrador está enclausurado em um local totalmente inesperado: um útero.

Sim, o narrador do livro é um bebê ainda em gestação. Ele escuta o que acontece do lado de fora e nos conta tudo. Seus pais se separaram e sua mãe não tem bons planos para o futuro. Seu pai, John, é um poeta e visto como herói não compreendido. Sua mãe, Trudy, por sua vez, lhe desperta um sentimento de amor e ódio, já que ela tem um caso com Claude, irmão de John.

Como se não bastasse essa traição, Claude e Trudy querem apagar John da história. Em meio a chutes, pensamentos filosóficos e crises tecnicamente "pré-existenciais", acompanhamos a personalidade incrível desse narrador sem gênero especificado, sem nome e que terá muito o que enfrentar quando nascer.


Sua mãe e seu tio prestes a cometer um crime e planejando um futuro sem o bebê... Tudo isso nos é contado conforme os acontecimentos. Como se não bastasse esse livro ser algo totalmente diferente de tudo o que eu já li, o narrador dá inúmeras lições e nos faz questionar a vida, por mais que ele nem tenha nascido ainda. É extremamente irônico, inovador e instigante.

McEwan nos tira da zona de conforto com seu cenário que fica cada vez mais apertado. O desejo de nascer, de viver e de existir nos é apresentado de modo ansioso, por meio de uma escrita única e sutil. Recomendo a leitura fortemente, todos deveriam ler essa obra prima que explora o mundo de fora para dentro.


E você, já tinha ouvido falar desse livro? O que achou do enredo? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."