Por que eu me tornei vegetariana? Eu só como alface?

segunda-feira, abril 09, 2018


Olá, pessoas interessantes! Já fazia muuuito tempo que eu queria fazer esse post sobre o vegetarianismo. Quem acompanha o blog e, sobretudo o meu instagram pessoal, já deve ter percebido que eu me tornei vegetariana. Mas por que eu decidi fazer essa mudança na minha vida? Eu fui atrás de um médico? O que eu como?


Ano passado eu já havia feito algumas tentativas de parar de comer carne por uma questão de saúde. Eu tenho colestereolemia familiar, o que significa que o meu colesterol sempre esteve nas alturas. Pesquisei bastante e descobri que com o vegetarianismo esse quadro poderia ser alterado, então eu tentei. Falhei 3 vezes até finalmente decidir, em dezembro, que após as festas de fim de ano (abarrotadas de carne), eu me tornaria vegetariana. O meu objetivo era me tornar, na verdade, ovolactovegetariana, ou seja, parar de comer carne, mas ainda comer ovos, leite e derivados (eu pensava muito nos cafés que teria que parar de frequentar por conta disso). 

Falhei com os dois objetivos. Primeiro, a ideia era parar de comer carne no início de 2018 e somente por questão de saúde. Vi muitos documentários e antes mesmo do Natal eu já havia parado de comer carne, agora mais pelos animais do que por saúde. Caso você tenha curiosidade (e deveria ter), recomendo esses documentários: A Carne é Fraca, Terráqueos e What the Healthy

Até aí tudo bem, eu só tinha parado de comer carne. Entretanto, quanto mais eu me informava, quando eu ia cozinhar algo com ovo e leite, eu ficava com muito remorso e me sentia hipócrita. Declarei que viraria vegetariana estrita após minha viagem para Minas Gerais (por conta do pão de queijo). Desde que voltei da viagem, dia 15 de janeiro, eu nunca mais comi carne, ovos, leite, derivados e mel. 

E essa é a minha alimentação agora, sem nada de origem animal. Até as férias pretendo me tornar vegana, parando também de usar produtos testados em animais. 

Claro que procurei uma nutricionista, mas fui em uma vegana após me decepcionar amargamente com um nutricionista comum. Essa nutricionista maravilhosa me pediu milhões de exames de sangue (saiu caro, mas sairia muito mais se não houvesse essa investigação). Acabou que minha vitamina B12 estava baixa, acarretando em eu ter que tomar uma injeção HORRIVELMENTE DOLOROSA por semana durante 2 meses. Também vou tomar probióticos e um suplemento vitamínico de ferro, zinco e um monte de outras coisas. Não acredito que todos esses problemas vieram com somente 5 meses de vegetarianismo, e sim, com os jejuns intermitentes e dietas de restrição calórica que eu fazia antes, como já contei em um post para vocês. Por isso eu digo e repito, tenham muito cuidado com as restrições que vocês querem fazer, isso prejudica o seu corpo como um todo!

Agora, vamos à parte mais interessante! A COMIDA. O que eu como? Só alface? Ah, muito pelo contrário, meu bem. Se liga nas coisas veganas que eu como:

Torta de chocolate com wafer.

Lasanha com tomate, queijo vegano de batata e resíduo de leite de amendoim.

Sorvete de abacate.

Banoffe na caneca.

Alfajores de doce de leite vegano caseiro e pasta de amendoim.

Repolho roxo refogado com PTS, onion rings, bolinhos de batata salsa e brócolis.

Macarrão integral, cenoura assada, couve refogada com PTS. Uma marmitinha qualquer da semana que eu decidi fotografar.

Hambúrguer de lentilha do VegVeg!

Sorvete de morango com chia, coco e granola.

Café com leite de amendoim.

Cachorro-quente e Mupy do Páprica Vegan. Esse vegbacon de cima é a melhor coisa do universo.

Pratinho de um restaurante de comida orgânica do Mercado Municipal de Curitiba. Macarrão vegano, brócolis, couve flor, tofu, chuchu, pepino, tomate e quinoa com feijão.

Torta de chocolate com nozes e avelã do Páprica Vegan. Sim, é 100% vegana.

Minhas tentativas crudívoras: tortinha crudívora de morango. A base é amendoim e o recheio é sorvete de morango (morango congelado batido com pouca água).

Cuque de banana vegano que minha mãe fez! É igualzinho ao original!

Parte interna do meu alfajor de pasta de amendoim.

Cookies de banana, aveia e passas. Lanchinho no trabalho!

Lanche no GreenGo! Melhor restaurante vegetariano que fui até agora. Meu sanduíche era de falafel, estou in love com falafel!
Panquecas de banana, aveia e água! Por cima coloquei mais banana, passas, melado de cana e canela!

Às vezes é realmente difícil se virar e encontrar opções veganas em shoppings, por exemplo. Eu levo meus pais nos restaurantes vegetarianos e eles sempre adoram. 

Uma coisa que é inegável é que se uma pessoa não gosta de cozinhar, é quase impossível ela se tornar vegetariana/vegana. Eu gosto muito de cozinhar, por isso sempre faço coisas diferentes para comer, além disso, separo aproximadamente 2 horas do meu domingo só para preparar tudo o que comerei na semana, afinal, não tenho tempo sequer de pensar em comida durante a semana. A disposição e a curiosidade para pesquisar e se informar sempre mais sobre isso também é importante. Com essas novas descobertas, recentemente eu tentei também o crudivorismo, mas deixemos esse post para semana que vem, okay?

E você, come carne? É saudável? Conseguiria cogitar o vegetarianismo, ou não vive sem bichinhos mortos? (Hahaha, brincadeira!). Comenta aí!

Você também poderá gostar de

7 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eeeee que legal!!! tem uns quatro/cinco(?) anos que não como carne. desde pequena a minha relação com produtos animais na alimentação é complicada, mas resumindo: não gostava mas comia; me forcei a comer carne por um bom tempo até que não deu mais e aí parei de vez. foi um alívio pra mim.

    esses docs que tu indicou, só vi what the health e não pretendo ver os outros pq eu sei que eu não aguento T_T mas o que eu mais vejo é gente falando que parou de comer carne depois que viu esses docs.

    enfim, minha relação com a alimentação, que era bem complicada, ficou muito mais leve depois que parei de comer carne. e saber que o meu não-consumo de carne tá ajudando, não só os animais mas o meio ambiente, me deixa muito mais feliz por isso.

    e essas tuas fotos é pra dar na cara de qualquer pessoa que fale "CE SÓ COME MATO!!!!!!!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHH, saiba que você já está ajudando MUITO por não comer carne! <3 a indústria da carne é um prejuízo enorme para a humanidade, espero que um dia todos possam ver isso :/

      Exatamente, esses matos que eu como são terríveis! hahaha

      Excluir
  3. Vishh a muitos anos atrás tentei fazer essa transição de não comer carne de qualquer tipo aninal...nossa foi muito difícil não tinha muitas opções de cardápios em Curitiba vivia de arroz,feijao e saladas mas sobrevivi rsss... Hoje eu não sei se te dizer se conseguiria ficar sem comer carne kkkkk mas é o que eu sempre digo para meus amigos se for para ter mudanças que sejam para melhores 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso a importância de saber cozinhar e estar sempre em busca de receitas, do contrário, só se viverá de arroz, feijão e salada mesmo, aí desanima enormemente! Hahaha

      Obrigada!

      Excluir
  4. Eu quero muito virar pelo menos ovolactovegetariana quando crescer e me mudar de onde eu moro, aqui pra achar um lugar que vende algo vegetariano ou vegano é um sacrifício. Prova disso é que minha cidade é conhecida na internet apenas por dois motivos:
    -Desenhou um túnel na parede, pensaram que era de verdade e houve um acidente
    E
    -Existe um restaurante vegetariano que vem escrito na placa: Servimos carne, frango e peixe.
    Fora que lancho e janto na faculdade (lá a comida é de graça pq tem verba do governo pra isso) então meu cardápio é basicamente o que tiver lá pra comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh aqui também é um saco de encontrar coisas vegetarianas, sem contar o preço! Claro que Curitiba tem muitas opções, mas fica longinho da minha casa. Por isso eu cozinho as coisas que como no dia-a-dia, faço altos hambúrgueres de feijão, grão de bico, batata salsa, almôndega de tofu, carne de casca louca (com casca de banana), panquecas, etc. Esses cardápios não tem a opção vegetariana? ): que horrô USHUHAS às vezes é melhor esperar mesmo, eu me senti pronta e determinada a quebrar todas as barreiras, por isso dei início e concluí minha transição.

      Boa sorte!

      Excluir

"Comento, logo existo."