Resenha - Sobre a Escrita

segunda-feira, fevereiro 05, 2018


Sobre a Escrita - A Arte em Memórias, de Stephen King, foi publicado somente em 2015 no Brasil, mas foi escrito na década de 90. Esse livro de não-ficção do autor, traz muitas dicas de escrita de um modo extremamente especial, pois tudo é ensinado de acordo com as experiências de vida de um dos maiores escritores de ficção da atualidade.

Título: Sobre a Escrita - A arte em memóriasAutor: Stephen King
Ano: 2015
Nº de páginas: 256
Editora: Suma de Letras
Avaliação: ★★★★★  ♥ 
Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes.

Stephen King viveu por muito tempo como um americano de classe média baixa. Antes de seu sucesso, ele mandava contos para revistas e não obtinha praticamente nenhum lucro com isso. Ele até chegou a pregar na parede de seu quarto todas as cartas de rejeição que recebeu de editoras e revistas. 

Conheceu sua esposa na faculdade e trabalhava em uma lavanderia para ajudar a sustentar os filhos que tiveram antes mesmo de se formarem. Foi nesse momento conturbado que Stephen teve a ideia para o seu primeiro livro: "Carrie, a estranha". Nem preciso dizer que foi um sucesso, afinal, hoje em dia temos até duas adaptações cinematográficas (a antiga e a nova). 

King teve muitos problemas com álcool e drogas, mas isso não o impediu de escrever obras de sucesso. O que o autor ensina aos escritores iniciantes e não-iniciantes nesse pequeno livro, é que um escritor ruim sempre será ruim. Um escritor competente poderá chegar a ser um bom escritor, mas um bom escritor, provavelmente jamais será um escritor fantástico (no nível de Shakespeare, etc). Mas o que todo escritor deve ter em mente, é que ler e escrever muito são duas coisas fundamentais para todo esse processo de criação. (Algo que eu coincidentemente tinha escrito algumas semanas antes de ler Sobre a Escrita, veja aqui).


Se você deseja ler esse livro porque quer escrever melhor, ou até mesmo começar a escrever, seria uma ótima ideia. Nele você encontrará informações sobre enredo, personagens, diálogos, revisão e muitas outras ferramentas de escrita que serão totalmente particulares para você. 

Não espere sair um escritor com todas as manhas após essa leitura, espere adquirir dicas e conselhos de um grande escritor, mas que não devem ser tidas como corretas, afinal, como ele mesmo afirma: Cada um tem o seu ritual de escrita e não é ele que vai mudar isso.

Gostei bastante do livro, principalmente porque eu não conhecia sobre a vida de Stephen King, e porque até agora eu só li "O Iluminado" (Clique aqui para ver a resenha). Há algum tempo eu já não consigo escrever mais que poemas e contos, ler esse livro me fez ter muita vontade de voltar a escrever o meu, mas muitas coisas me impedem de levar essa escrita a sério. Pretendo fazer um post em breve contando para vocês porque meu livro está parado, que livro é esse e quando pretendo dar continuidade a ele.

Ah, e com certeza agora eu quero ler todos os livros que eu puder de Stephen King! 

E você, já leu algo do autor? Se você escreve, você tem o costume de ler livros sobre escrita? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Oii Sara!!
    Resenha linda, parabéns!!
    Eu só conheço as obras do King infelizmente por filmes acredita?
    Não tive o privilégio ainda de ler livros del, mas espero mto que em breve eu consiga minha coleção dle, enquanto isso fico babando nas resenhas...
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também quero muito montar uma coleção dele, até agora só li duas obras, mas ele é incrível, vale a pena! Bj

      Excluir

"Comento, logo existo."