Você, Escritor! - Só se aprende a escrever livros, lendo livros?

sexta-feira, janeiro 19, 2018


Há alguns dias, um aluno do colégio em que eu faço estágio, veio me fazer a seguinte pergunta: "Como se escreve um romance?". Fiquei sem saber o que fazer, escrevo um texto enorme explicando, ou sou mais direta? Decidi ser mais direta, pois naquele momento eu não estava com muito tempo. Então, eu simplesmente respondi que escritores aprendem a escrever livros, lendo livros. Mas será que é isso mesmo?
É. Pior que é. Como você espera escrever um romance, sem ler romances? Como você espera fazer uma HQ, se não lê HQs? É necessário conhecer os gêneros antes de tentar reproduzi-los, você já parou para pensar nisso?

Basicamente para tudo que vamos fazer, precisamos de uma base (felizmente ou infelizmente). Ao ler um romance de fantasia, por exemplo, você entra em contato com a estrutura que é ideal para esse gênero, com o tipo de personagens que aparecem nesse tipo de história, com os acontecimentos, o tempo, o espaço... E quanto mais livros desse gênero você ler, maior vai ser o seu conhecimento em relação a esses aspectos que constituem a história, tornando-se assim, apto para escrever a sua própria.

Não dá para fazer um bolo pela primeira vez, sem uma receita. Logo, não dá para escrever um livro sem ter lido ao menos um deles.

Li um texto recentemente, que falava da questão de os escritores de hoje em dia não quererem ler. Como pode, um escritor ser escritor, se ele não quer ler? O mesmo se encaixa para uma confeiteira, como ela pretende fazer bolos, se ela não quer buscar por receitas e cozinhar? 

Para o escritor, ler é fundamental. Ler é o estudo do escritor, quanto mais livros, mais análises serão feitas, mais pesquisas serão realizadas, mais experiências serão somadas para que você esteja preparado na hora de produzir. 

Para escrever um livro, é necessário ler livros. Por favor, não queira ser escritor se você não quer ler.

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Verdadeiríssimo teu post, Sarah! Uma coisa que sempre ouvi muito foi "quem lê muito consegue escrever minimamente bem". Acho que é a chave pra tudo na vida: se queremos fazer algo direito, precisamos de experiência e estudo naquilo.

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Escrevi isso há algumas semanas, e dois dias atrás li a mesma informação vinda do Stephen King no livro "Sobre a Escrita", é sempre necessário praticar aquilo em que deseja ser bom. No caso da escrita, envolve leitura também!

      Obrigada pelo comment *-*
      Beijos!

      Excluir

"Comento, logo existo."