Resenha - Por Lugares Incríveis

terça-feira, janeiro 23, 2018


Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven, é um romance jovem adulto publicado em 2015. Acompanhamos a trajetória de Violet e Finch, dois adolescentes com traumas diferentes, mas que se juntam para visitar alguns lugares inexplorados de Indiana.

Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Ano: 2015
Nº de páginas: 336
Editora: Seguinte
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Violet perdeu sua irmã em um acidente do carro e Finch, tem sérios problemas familiares. Ela é popular, ele é conhecido como o "Finch Aberração" e sofre bastante bullying na escola. Os dois acabam se juntando para fazer um projeto de geografia, que consiste em visitar lugares de Indiana. Os dois vão juntos e desenvolvem uma paixão em meio a toda essa aventura.

Confesso que por mais simples que a história seja, esse foi o segundo melhor romance juvenil que eu já li (o primeiro é As Vantagens de Ser Invisível). Essa temática de adolescentes com problemas psicológicos e familiares é bem comum nesses gêneros, mas Por Lugares Incríveis tem algo diferente, porque fala intimamente de suicídio. Mostra de perto uma pessoa afundando e afundando... até não encontrar outra saída que não seja acabar com a própria vida.

Mostra como é difícil quando não conseguimos compreender ou ajudar uma pessoa depressiva que tem esse tipo de pensamento. É realmente muito tocante. A autora conta que amava um garoto que se matou, o que torna a história ainda mais pessoal.

É uma história muito bonita, divertida em alguns aspectos, e muito triste em outros... Mas vale muito a pena a experiência com Violet e Finch! Recomendo muito a história, jovens e adultos vão gostar muito!

E você? Gosta de livros do gênero? Já ouviu falar em Por Lugares Incríveis? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Adoro quando o blog tem um layout simples como o seu, me identifiquei. Hahaha.
    Notei que já te sigo.
    Ameiiii a capa do livro, me interessou.
    Beijos. ♥

    www.freakandcreepy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e você? hhahaha obrigada! <3
      Também já sigo você ^^

      Beijocas

      Excluir
  2. Oi Sara, já ouvi falar muito desse livro, tanto bem quanto mal, uma vez eu vi uma resenha que a autora tinha dito que o livro é meio problemático porque ele força a garota demais. Você sentiu isso lendo o livro ou achou que não foi relevante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha.
      Não sei... eu achei que tudo o que ele fez foi para ajudar ela a vencer os medos, e se ela de fato não quisesse fazer as coisas com ele, como o projeto de geografia, ela não teria feito. Não vi como algo negativo, não! hahaha o livro é bem simples, mas tem uma mensagem legal. Acho q é por isso q existe essa dualidade de gostos hehe

      Excluir
  3. Olá Sara!
    Esse livro está nos meus desejados já desde o lançamento, ainda não tive a oportunidade de ler, mas acompanho resenhas sobre ele o que só me anima ainda mais á ler, o enredo parece mto bom.
    Bjs!

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."