Meu vício positivo em to-do lists + como me organizo

terça-feira, janeiro 16, 2018


Olá, pessoas interessantes! Com 2018 chegando, resolvi compartilhar com vocês como eu me organizo e como as to-do lists guiam a minha vida e me ajudam a ser mais produtiva. Sei que esse assunto de organização já está saturado na internet, mas acho que vai ser útil para quem ainda não conseguiu pensar em como se organizar mais no próximo ano, sem precisar de um Bullet Journal, uma agenda física ou algo assim. 

Para me organizar, eu utilizo 4 coisas diferentes: O aplicativo Todoist, o aplicativo Keep, a agenda do google que vem no celular e um bloco de notas físico.

Links para baixar os aplicativos:

Sou bastante viciada em To-do lists, porque elas me ajudam a ser mais produtiva no dia. Eu consigo listar e visualizar tudo o que eu devo fazer, tento consciência de que, mesmo que aquela tarefa seja adiada para o dia seguinte, eu ainda preciso fazê-la sem correr o risco de esquecer. Antes de dormir é a hora em que eu coloco os planos e as tarefas do dia seguinte. 

Claro que, às vezes, viver em função dessas listas é ruim. Por mais que eu seja viciada nisso, eu não deixo a lista mandar em mim, ela deve se adequar a mim, por isso mesmo estou sempre adiando ou adiantando tarefas. Você tem a total liberdade, por isso eu digo que é um vício positivo.

Antes de eu descobrir o aplicativo Todoist, eu usava mais o bloco de notas físico para fazer minhas listas. Como eu não trabalhava, eu separava o que eu iria fazer por hora e conseguia fazer muita coisa, como estudar inglês pelo menos uma hora por dia, por exemplo. (Hoje já não consigo mais, então utilizo outras artimanhas, como assistir séries em inglês com legendas em inglês, ajuda muito).

Enfim, como eu me organizo atualmente: Uso o Todoist diariamente (para tarefas e outras listas), uso a agenda do google para a organização mais geral, com datas que não posso esquecer, uso o Keep para as notas e para algumas listas e o bloco de notas físico quando estou com MUITA COISA para organizar, como quando estou em semana de provas, aí eu gosto de escrever e riscar o que preciso fazer em cada dia daquela semana e tudo o mais.

O Todoist é bom para colocar o que você precisa fazer no dia, na semana, no mês. Você pode sempre mexer com as datas da tarefa e também pode criar outras listas, como eu, que tenho uma lista do que ainda vou postar no blog, no Recorte Lírico, do que quero comprar, minha meta de coisas para fazer nas férias. Ou seja, ele é um ótimo organizador, mesmo trabalhando só com o sistema de listas. (amo/sou) O legal é que você também pode ter o aplicativo no computador. Aí o que está no celular, poderá ser visualizado e editado no computador.

O Keep é um sistema de notas do google bastante interessante. Você pode baixá-lo na playstore e ele tem muitas possibilidades: notas normais, listas, desenho, as notas podem ser coloridas, você pode salvar links de vídeos e muito mais. Eu gosto bastante. Esse aplicativo você também pode ter no computador ligado ao seu celular.

A agenda do google é bom para a organização do que você tem que fazer no mês. Eu gosto porque consigo visualizar amplamente todas as minhas obrigações e nas datas em que elas deverão acontecer. Vou deixar abaixo o print de um mês da minha agenda do google para vocês verem como funciona. O legal é que dá para deixar tudo coloridinho, é muito útil.


O bloco de notas em papel nem sempre agrada todo mundo, mas como eu disse, eu gosto de usá-lo para organizações mais urgentes, como na semana de provas. Eu gosto porque posso riscar o que eu for fazendo, arrancar as páginas, etc. 

Confesso que eu até tenho um caderno organizador, mas eu quase não uso, pela falta de tempo para preenchê-lo. Prefiro ter tudo no celular, que é algo que está sempre em mãos, então fica bem mais fácil.

E você, como se organiza? Conhecia algum desses aplicativos? Já usa algum deles? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Achei alguém que me entenda ahaha Eu também adoro to-do lists! Faço no celular, na agenda, em todos os lugares possíveis. Também gosto de ter o que tenho que fazer estabelecido e listado. Apesar de preferir a agenda pra fazer as listas, adorei seu post, muito útil. Baixarei o Todoist pra experimentar (:

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu faço todos os dias, até quando estou com o dia todo livre! D: hahaha Que bom, tomara que vc aprove o app!

      Bjs

      Excluir

"Comento, logo existo."