Você, Escritor! - Técnica "Show, don't tell"

quarta-feira, dezembro 20, 2017


Desde que descobri essa técnica, eu vejo o show, don't tell em muitas obras. Mas o que é essa técnica? O que ela propõe? Continue lendo para saber mais!


A técnica Show, don't tell, que traduzida significa "Mostre, não diga" e que pelo nome se auto explica, é uma forma que os escritores usam de, por meio do seu texto, trazer informações para criticar a sociedade ou passar uma mensagem, sem necessariamente escrever isso. Como isso é feito?

Peguemos como exemplo Machado de Assis, na cena em que Brás Cubas se forma em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Leia atentamente:

A Universidade esperava-me com as suas matérias árduas, e não sei se profundas; estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel; deram-mo com a solenidade do estilo, após os anos da lei; uma bela festa que me encheu de orgulho e de saudades, - principalmente de saudades. Tinha eu conquistado em Coimbra uma grande nomeada de folião; era um acadêmico estróina, superficial, tumultuário e petulante, dado às aventuras, fazendo romantismo prático e liberalismo teórico, vivendo na pura fé dos olhos pretos e das constituições escritas. No dia em que a Universidade me atestou, em pergaminho, uma ciência que eu estava longe de trazer arraigada no cérebro, confesso que me achei de algum modo logrado, ainda que orgulhoso. Explico-me: o diploma era uma carta de alforria; se me dava a liberdade, dava-me a responsabilidade. Guardei-o, deixei as margens do Mondego, e vim por ali fora assaz desconsolado, mas sentindo já uns ímpetos, uma curiosidade, um desejo de acotovelar os outros, de influir, de gozar, de viver, - de prolongar a Universidade pela vida adiante...

É simplesmente impossível não notar que esse trecho está estruturado no show, don't tell, mas caso você não tenha percebido, vamos analisá-lo com cuidado:

Primeiramente, o trecho inteiro é uma sátira com os universitários e com a universidade. Brás Cubas vai para a faculdade de Direito em Coimbra e, quando finalmente se forma, é isso que ele diz:

1. A Universidade esperava-me com as suas matérias árduas, e não sei se profundas; estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel; deram-mo com a solenidade do estilo, após os anos da lei; uma bela festa que me encheu de orgulho e de saudades, - principalmente de saudades. 

Show, don't tell: A universidade é difícil, o universitário estudou as matérias muito mediocremente e nem por isso deixou de conseguir se formar. Apesar de tudo, ele sentirá saudades.

2. Tinha eu conquistado em Coimbra uma grande nomeada de folião; era um acadêmico estróina, superficial, tumultuário e petulante, dado às aventuras, fazendo romantismo prático e liberalismo teórico, vivendo na pura fé dos olhos pretos e das constituições escritas.

Show, don't tell: Ele era um acadêmico que não estudava, tumultuava e fazia as coisas "na louca" (dado às aventuras). Fazendo tudo como queria e "indo na fé" em relação aos conteúdos de Direito.

3. No dia em que a Universidade me atestou, em pergaminho, uma ciência que eu estava longe de trazer arraigada no cérebro, confesso que me achei de algum modo logrado, ainda que orgulhoso. Explico-me: o diploma era uma carta de alforria; se me dava a liberdade, dava-me a responsabilidade. 

Show, don't tell: A universidade deu a ele um diploma, de algo que estava longe de ter realmente entrado no cérebro dele. Ele se sentiu enganado, mas ao mesmo tempo orgulhoso, porque o diploma era uma carta de alforria (que liberta os escravos) e, ao mesmo tempo que o deixava livre da faculdade, o dava a responsabilidade de formado em Direito. 

4. Guardei-o, deixei as margens do Mondego, e vim por ali fora assaz desconsolado, mas sentindo já uns ímpetos, uma curiosidade, um desejo de acotovelar os outros, de influir, de gozar, de viver, - de prolongar a Universidade pela vida adiante...

Show, don't tell: O narrador diz que os universitários "acotovelam os outros, gozam, vivem" e, com isso, ele caracteriza a universidade.


Show, don't tell do trecho: Muitos universitários se formam sem realmente saber de algo, porque estudaram todas as matérias "mediocremente", sendo superficiais e não se dedicando o suficiente para lidar com a responsabilidade da formação. Levou a graduação "nas coxas", sempre passando os outros para trás e se formou, mesmo sem ter condições. "No dia em que a Universidade me atestou, em pergaminho, uma ciência que eu estava longe de trazer arraigada no cérebro", isso não vale só para a universidade, muitos alunos se formam no ensino médio ou em um curso de idiomas, sem saber de nada. "uma ciência que eu estava longe de trazer arraigada no cérebro". 

E essa é a técnica "Show, don't tell", mostrar algo com a intenção de trazer uma mensagem por trás, de criticar, principalmente. É por isso que nós nos identificamos com personagens e enredos, porque muitos deles são trabalhados para te mostrar coisas sem necessariamente dizê-las

O que você acha de usá-la ao escrever?!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."