Retrospectiva literária 2017 - Os melhores, os piores e os meus resultados

domingo, dezembro 31, 2017


Olá, pessoas interessantes! Finalmente chegamos ao último dia do ano. 2017, como os outros anos, passou muito rápido. Eu lembro como se fosse ontem quando eu estava comemorando o ano novo de 2016 com a minha família, eu tinha outras preocupações, outras metas, outros objetivos, eu era outra Sara. Em 2017 eu cresci muito, me tornei mais independente, mais adulta (por mais triste que isso possa ser), em suma, posso dizer que evolui muito e que 2017 foi, sim, um ano muito importante para mim, por mais sofrido que tenha sido em vários momentos. 2017 também foi um ano de muitas leituras, muitas novas experiências com os clássicos e um amadurecimento leitor (haha), portanto, confira o resumo do ano!

Retrospectiva Literária 2017

Livros lidos













Li um total de 35 livros em 2017 (4 livros a mais que em 2016). Os livros não estão listados na ordem em que foram lidos, e 90% dessas leituras são da faculdade (por isso o grande número de clássicos ). Eu já imaginava que eu não leria muito mais que nos outros anos, e de fato, até hoje eu nunca sai da faixa dos 30 a 35 livros por ano. Essa foi a primeira vez que li 35 livros no ano (na vida). Confira a retrospectiva literária de 2016 (Clicando Aqui). Espero que ano que vem eu consiga superar esse número, por mais que eu ainda acredite que o que vale mais não é o número de livros que você lê por ano, e sim a qualidade das leituras, e esse ano eu posso dizer que só li livros bons!

Os melhores livros de 2017





Dos 35 livros, 11 foram favoritados por mim. Esses são os livros que me proporcionaram ótimos momentos, ótimas experiências e ótimas primeiras impressões. Descobri Machado de Assis, o qual eu sempre temi por ouvir que era super chato  (na verdade se tornou um dos meus autores preferidos da vida). Li Alice no País das Maravilhas pela primeira vez, pude ter mais contato com Fernando Pessoa nessas edições incríveis! Terminei Nárnia e adorei o universo de C. S. Lewis, terminei a saga de Harry Potter... Enfim, foram ótimos livros que entraram para a lista de favoritos da vida! Recomendo fortemente todos eles!

Os piores livros de 2017


Se meu professor de literatura visse isso, ele iria querer me matar  mas, sim, assim como a maioria dos meus colegas da faculdade, eu acabei não gostando de Viagens na Minha Terra, do Almeida Garret, por mais que eu tenha a plena consciência de quão bom e fundamental é esse autor. Na realidade, foi o único livro de 2017 que recebeu o menor número de estrelas (2 estrelas). Então por isso ele está nessa sessão de "piores", mas não é para tanto.  Confira a resenha do livro, clicando aqui!

Totais do Ano!

Livros lidos: 35
Livros realmente bons: 11
Livros realmente ruins: 0
Livros que continuam desejados: 76
Paginômetro até 2017: 34.641
Livros lidos até 2017: 132

E essa foi a minha retrospectiva literária de 2017! Como já falei muito sobre esse ano no início do post, não vejo motivos para me alongar mais. Entretanto, gostaria de agradecer a todos que ainda visitam o blog, que sempre que podem deixam um comentário e que me fazem querer continuar! Obrigada a todos e espero que vocês continuem por aqui em 2018!

Um feliz ano novo às minhas pessoas interessantes e um ótimo 2018 para todos nós! 

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Hello Sara, FELIZ ANO NOVO!!!
    Eu não aguentaria ler livros só da faculdade (até porque eu faço química, imagina só deixar minhas ficções fantásticas de lado pra ler só texto científico? morro).35 é um número bom considerando que você parece ser bem focada nos estudos e outras coisas da vida.
    Enfim, eu não tenho blog literário nem nada, então minha retrospectiva foi no medium, o link caso interessar: https://medium.com/@ana.patricia/minha-retrospectiva-liter%C3%A1ria-de-2017-26ce991099a4
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FELIZ ANO NOVOOOO, ANA!!! <3
      Nossa, química? Se fosse só ler isso vc morria mesmo sauhsahuashu, os meus da faculdade pelo menos são literatura! Ahhh, que legal, não conhecia essa plataforma Medium, vou dar uma olhada na sua retrospectiva *-*

      Beijos e um ótimo 2018!

      Excluir
  2. Vendredi dernier, nous vous avons présenté "My Watch Story", une nouvelle série de vidéos HODINKEE avec vous.replique montre Une semaine plus tard, nous ne pouvions pas être plus ravis des entrées que nous avons reçues jusqu'à présent. Aujourd'hui, nous vous présentons le premier lot de ces histoires, qui ont été soumises par Norbert Schmeidler,rolex pas cher Kyla Allyna Entena, Matt Prior, Brandon Lowery et Eddie Kim.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."