Resenha - O Iluminado

domingo, dezembro 17, 2017


O Iluminado é um romance de terror escrito por Stephen King, um dos maiores escritores de terror/suspense da atualidade. Publicado pela primeira vez em 1977, esse foi o primeiro livro do autor a ser publicado, iniciando sua carreira mundial de escritor. Com alguns aspectos autobiográficos, o livro conta a história de uma família, que atormentada pelo mal dentro de um hotel antigo, lutam para sobreviver.


Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Ano: 2012
Nº de páginas: 463
Editora: Suma de Letras
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

Jack Torrance é um ex-professor, aspirante a escritor, já havia sido alcoólatra e acaba se tornando o novo zelador de um hotel bastante antigo no Colorado, chamado de Overlook. 

O Hotel Overlook, localizado no alto das montanhas, foi inaugurado no início do século XX e fechava no inverno, já que por conta da neve, era praticamente impossível chegar ao hotel, ou sair dele. Jack é contratado, então, para juntamente com a sua família, permanecer no Hotel durante o inverno e tomar conta de tudo.


Wendy era esposa de Jack e o filho do casal, Danny Torrance, não era um garotinho de cinco anos normal, ele é um garoto iluminado, ou seja, ele vê coisas que os que não são iluminados não podem ver: Ele vê os pensamentos das pessoas, ele pode sentir o que a outra pessoa está sentindo, ele pode ver coisas que acontecerão no futuro e também vê Tony, o seu "amigo invisível" que lhe mostra coisas.

Contudo, o Hotel Overlook carrega uma história terrível. Ele havia sido fechado e reaberto inúmeras vezes, tinha sido vendido e comprado muitas vezes. Várias pessoas tinham morrido lá, os primeiros donos eram uma gangue e o hotel acabou ficando "amaldiçoado". Além disso, o último zelador antes de Jack, havia enlouquecido durante a última temporada de inverno, matando sua mulher, sua filha e depois, cometendo suicídio. Jack garantiu que isso não aconteceria com ele, mas Jack tinha um ponto fraco: a bebida alcoólica.


Danny mais do que ninguém sabia que tinha algo de muito errado no hotel, pois ele podia sentir tudo e ver muitas coisas.

Esse foi o primeiro livro de Stephen King que eu li na vida e já posso dizer que quero ler muito mais (pensando em montar uma coleção dos livros dele, talvez?). A escrita do autor é maravilhosa e flui de uma maneira indescritível... É como se você estivesse imerso em curtos episódios que acabam em um piscar de olhos. Apesar de o livro ser aparentemente longo, a história é muito curta e acaba muito rápido. 

Há alguns exageros na linguagem, como chamar um personagem que é negro toda hora de "preto" e "crioulo", ou quando o Hotel xinga a Wendy de coisas muito ridículas. Ainda assim, os personagens são muito bem construídos, o enredo é muito bem estruturado, com início, meio e fim bem definidos, mas não dispensando as digressões (voltar ao passado). 

Gostei muito dessa primeira obra de Stephen King que li. Agora estou ansiosa para ler "Sobre a Escrita" e saber um pouco mais sobre a trajetória do autor. Acho que eu deveria ler mais livros dele antes disso, mas talvez seja interessante fazer essa leitura agora E DEPOIS de ter lido mais King.

E você, já leu algo do autor? Já assistiu alguma adaptação das obras dele? O que achou? Comenta aí!


Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Sério que foi sua primeira leitura de Stephen King? Sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a pelos livros dele, sério. Acho que valem muito a pena ler, e pra ser sincera, eu até assisti O iluminado, e é um ótimo filme, mas o livro supera tudo. haha!
    Que bom que gostou do livro, espero que leia mais livros dele.

    Beijos. c-ultivando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a primeiríssima! Quero ler muuuito mais, gostei bastante de O Iluminado! <3 estou receosa em relação ao filme, mas vou assistir! haha

      Beijo, obrigada pelo comentário <3

      Excluir

"Comento, logo existo."