Resenha - Dom Casmurro

segunda-feira, novembro 06, 2017


Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis e publicado, pela primeira vez, pela Livraria Garnier. A obra se tornou um dos maiores livros da literatura universal e somente lendo-o para descobrir o porquê! Além disso, só digo uma coisa: Capitu não traiu.


Título: Dom CasmurroAutor: Machado de Assis
Ano: 1997
Nº de páginas: 223
Editora: Ática
Avaliação: ★★★★★ Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

Dom Casmurro é narrado por Bento Santiago, ou como é popularmente chamado: Bentinho. Desde criança, Bentinho conhece Capitolina (chamada de Capitu) e ambos são amigos muito próximos que possuem aquela amizade que até faz promessas de casamento. No começo, o sentimento que Bentinho criança nutre pela Capitu é bonito e fofo, afinal, é puro e a doença do ciúme não havia aflorado em Bento ainda.


O primeiro empecilho para o casal, é a mãe de Bentinho obrigá-lo a ser seminarista na igreja, pois quando ela estava grávida dele, fez uma promessa a Deus de que, se conseguisse gerar o menino, ele seguiria os caminhos da igreja. Muitas coisas acontecem e Bentinho acaba tornando-se advogado e casa com Capitu. O amor dos dois é abençoado pela mãe de Bentinho, pois Capitu vivia ao lado da velha antes do casamento.

Bentinho tem um grande amigo que conheceu nos seminários da igreja, cujo nome é Escobar. Escobar é casado e tem uma filha. Bentinho e Capitu fazem de tudo para ter filhos e não conseguem, até que um dia, finalmente, Capitu fica grávida de Ezequiel. Com o crescimento do menino, Bentinho começa a desconfiar de Capitu e sua fidelidade, achando que ela o estava traindo com Escobar o tempo todo. O resto do romance se dá em cima dessa trama da possível traição.


Em momento algum o leitor recebe a verdade, nem em diálogo e nem durante a narrativa. A única coisa que se pode fazer, é tirar suas próprias conclusões, uma vez que ouvimos somente uma versão da história (que é a versão do Bentinho). Como apresentamos sobre esse livro na faculdade, um dos grupos apresentou sobre a traição, reunindo pistas que defendiam a Capitu e pistas que defendiam o Bentinho. Não há uma verdade, mas uma possibilidade de ter ocorrido ou não a traição.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."