Resenha - The Miller's Prologue and Tale (The Canterbury Tales)

sexta-feira, setembro 15, 2017


"The Miller's" é o segundo conto do livro "The Canterbury Tales" (Os contos da cantuária) e é narrado pelo personagem Moleiro, que está totalmente bêbado. Se você quiser saber mais sobre o livro, clique aqui para ler a resenha que eu fiz do General Prologue (Prólogo Geral) da obra. Após o Cavaleiro, o Moleiro insiste em contar uma história.



Atenção: essa resenha pode conter spoilers.

O conto narra a história de um jovem astrônomo, estudante de Oxford, que se chama Nicholas (mas todos o chama de Belo Nicholas). Ele está hospedado na casa de um carpinteiro rico chamado John, e além de tudo, também é músico. 

Alison é apenas uma garota de 18 anos que se casa com John. Por sua imensa beleza e graciosidade, John acaba sendo um marido muito ciumento. Não demora muito até Nicholas se apaixonar pela esposa de seu hospedeiro, e ambos começam a ter um caso.

Além de despertar o coração do Belo Nicholas, Alison também provoca um amor platônico doentio em Absalon, um sacristão da igreja que adora cortejar damas.

O conflito se dá entre esse adultério e a questão de Nicholas ser mais voltado para o humanismo do que para a religiosidade. 

O conto é extremamente engraçado e divertido. Ao mesmo tempo em que santos são citados e discursos religiosos são feitos contra o humanismo ("a astronomia"), há também muitas cenas cheias sujas e palavrões. O autor não se coloca contra o humanismo, mas ele o apresenta em forma de sátira, mostrando como aquele pensamento diferente já existia e não poderia ser ignorado. 

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."