Resenha - Mariana

terça-feira, maio 02, 2017


Mariana foi escrito e publicado em 2016 e, o que me fez querer ler esse livro infantojuvenil, foi o fato de que a autora dele é uma professora que tive na faculdade. Quando vi as postagens dela sobre o novo livro dela no Facebook, senti bastante interesse em ler, principalmente quando soube do que se tratava.


Título: Mariana
Autora: Ana Rapha Nunes
Nº de páginas: 110
Editora: INverso
Ano: 2016
Avaliação: ★★★★(ótimo)





Mariana não é um simples livro com uma história bonitinha para ler com o seu filho, mas um livro que foi inspirado no desastre de Mariana, em Minas Gerais. 

Mariana é uma menina de 12 anos, que no início da história, mora com os pais em Timóteo, uma cidade de Minas Gerais. Certo dia, o pai recebe uma oportunidade de emprego que pode mudar muito a vida deles, mas o que mais chateia a filha do casal, é que eles teriam de mudar de cidade, ou seja, para a pequena cidade de Mariana.

Enquanto eu realizava a leitura, eu pensava em como eu teria adorado o livro se tivesse lido enquanto criança ou pré-adolescente, a escrita da autora é simples, leve, caprichada e flui rapidamente, não é à toa que o livro pode ser lido em um dia. Os capítulos são curtos com certeza não cansariam uma criança que estivesse lendo. 

Mesmo já sendo adulta, achei o livro uma "explosão de fofura". As amizades, a família, os momentos de felicidade e insegurança e a própria personalidade de Mariana, que é uma personagem simples, mas que traz uma energia muito grande em suas falas e pensamentos. Tais aspectos tornam a obra bonita e agradável. 


Obviamente, os momentos de extrema tristeza e pesar estão presentes após a tragédia da cidade e, algo que achei que passou um pouco confuso, foi a questão de que o pai de Mariana desaparece após a tragédia e, durante a ausência dele, a menina não se mostra muito triste com o desaparecimento do pai e com a possibilidade de ele ter morrido no desastre, ela acaba somente tendo olhos para Bebeto, seu namoradinho.

Ainda que a tragédia esteja inclusa na história, o final é feliz e, se eu tivesse que recomendar para alguém, eu recomendaria para crianças que gostam de ler e para pais que gostam de ler com os filhos antes de dormir. É uma leitura leve, descontraída, com uma grande importância em relação ao desastre e que carrega vários ensinamentos escondidos em suas frases.


Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. GENTE O SUSTO QUE EU LEVEI QUANDO ABRI O BLOG E VI QUE O LAYOUT TINHA MUDADO, TÁ MUITO LINDO EU AMEI.
    Gente eu nunca imaginaria um livro com esse tema, mas até que parece ser bom (como um livro que eu veria na biblioteca da minha antiga escola pegaria pra ler e nunca mais devolveria hahahahaha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, parece que temos uma ladra de livros por aqui... SUAHUSAHSA normal! (mais ou menos). Que bom que você gostoooou *---* quis deixar as coisas menos rosas dessa vez hahaha

      Excluir

"Comento, logo existo."