Você, Escritor! - Como aprimorar a habilidade de escrita

domingo, agosto 07, 2016


Depois de um tempo parada, tentaremos voltar com a coluna "Você, Escritor!" todo domingo, afinal, ainda existem diversos assuntos a serem tratados! Como eu sempre digo, se tiver algum pedido de postagem em relação à escrita, mande no e-mail no final do post, ok? Bem, hoje eu decidi trazer formas de ajudar você que já é escritor ou que quer ser um bom escritor a escrever melhor, a aprimorar sua habilidade de escrita.


A escrita é como qualquer outra arte, é como dançar, pintar, desenhar, cantar... Enfim, todas essas artes/habilidades precisam de muito treino e muita prática para que você seja um bom escritor, dançarino, pintor, desenhista, cantor, etc. Sendo assim, para escrever bem basta ESCREVER!

Escrever, escrever e escrever mais! Além disso, ainda existem várias coisas que podem te ajudar a aprimorar a habilidade de escrita, nós que estamos sempre escrevendo e sempre em contato com as palavras e com a síntaxe, precisamos ter uma relação "amorosa" com a leitura. A leitura te ajuda de inúmeras formas:

1. A leitura te dará inspiração.
Se você lê e tem uma relação com livros, sabe muito bem que são a melhor coisa do mundo e que você pode dar asas à sua imaginação enquanto lê. A verdade é que ninguém para muito para pensar na imaginação individual de cada um durante a leitura de um livro, mas de fato os personagens que você imaginou enquanto lia, não são os mesmos que o seu amigo imaginou quando leu o mesmo livro e isso é fantástico, essa é somente uma das maiores magias dos livros.

Se você gosta mais de escrever um gênero específico, provavelmente vai procurar livros desse mesmo gênero para se inspirar, então sempre faça isso: busque inspiração na leitura.

2. Ampliará seu vocabulário.
Essa é uma questão que, creio eu, não precisa ser muito comentada. Ler ampliará o seu vocabulário e se você escreve, está trabalhando com palavras e precisa usar o seu vocabulário da melhor forma. Sendo assim, leia para ter sempre mais opções que podem deixar seu texto perfeito.

3. Você poderá se basear em como os bons escritores escrevem para criar o seu estilo.
Como eu disse no tópico 1, você pode buscar ler livros do mesmo gênero que o livro que você está construindo e usá-los como uma base para ter uma ideia de como fazê-lo com êxito. Às vezes você pode ter a simples dúvida de como seria uma cena ideal para o seu "romance policial", por exemplo. Então se você já tiver lido muito romance policial, isso não será um problema, pois você já teve muitas e muitas referências antes, você já estudou muito isso.

4. Você pode adquirir muito conhecimento em relação a habilidade de escrita através da leitura.
Existem inúmeros livros sobre escrita que podem mudar totalmente o seu modo de escrever. Separei alguns deles (sejam eles técnicos ou não):




Há uma lista infindável de livros técnicos sobre escrita no site Blog do BenOliveiraClique aqui para ler.

Vale lembrar que assim como qualquer pessoa que produza arte, demora muito para que nós possamos ver nosso trabalho como realmente bom, apesar de que as pessoas digam que já é muito bom, nós sempre vamos querer aprimorar mais e mais, e isso jamais estará errado, afinal, ser bom em algo nunca é demais.

E você, precisa aprimorar muito sua habilidade de escrita ou acha ela suficiente? Comenta aí!
E-mail para pedidos: interesses.sutis@gmail.com

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."