Você, escritor! Formas de Organizar suas ideias!

segunda-feira, abril 18, 2016


Oi, povo! Postagem meio atrasadinha, mas o que vale é a intenção! Hoje eu vim falar de um assunto que na realidade foi o que mais me perturbou quando comecei a escrever e atualmente se tornou uma forma que eu uso e ao mesmo tempo não uso (wtf?). E eu me refiro a formas de organizar suas ideias!

São muitas formas para você organizar, eu admito. Mas irei falar de algumas que eu particularmente já usei e provavelmente alguns de vocês também já devem ter usado ou ouvido falar dessas formas e, enfim. vamos ao post?



1. Faça anotações a mão!


Eu peguei a mania de anotar minhas ideias em folhas, tanto que atualmente tenho 3 cadernos com anotações, hahaha. É chato ficar anotando a mão? É sim. Mas super vale a pena, pois o caderno/agenda você pode levar para tudo que lugar e quando bater a inspiração, pode facilmente tirar da sua bolsa/mochila e anotar suas ideias na hora e mais tarde ver se valem a pena ou não no enredo em que você está trabalhando atualmente. 

Costumo separar as ideias por partes. Uma parte eu dobro uma página do caderno, escrevo o nome da ideia (livro) e faço as anotações, aí quando for outra coisa, pulo umas páginas e repito o processo. Vocês podem fazer assim que depois de anotar suas ideias, pegam uma folha ou usam o computador mesmo e criam uma linha do tempo usando aquelas ideias em sua história! É bem legal e isso faz com que se crie uma solidez em seu enredo, realmente, recomendo!

2. Faça resumos! 


Algo que recomendo muito que as pessoas façam, são os resumos! É muito comum fazer um resumo geral da ideia, do começo meio e fim, só que algo que acho interessante é resumir capítulo por capítulo. Tem muitas formas de fazer isso, eu, particularmente, gosto de resumir a mão e escrevo de forma superficial tudo o que vai ter no capítulo, mas no geral eu uso o computador.

Acho que nos vídeos do Bruno Miranda (Bubarim) que eu vi que ele usa o google docs para organizar suas ideias. Ele usou a planilha do google e dividiu os capítulos, resumindo o que ia ter neles e todo o mais sabendo quantos capítulo teria no total o seu livro. (Fora prologo e/ou epílogo)

E, vocês podem fazer também em forma de lista! Isso mesmo, vocês podem listar resumir os capítulos escrevendo, por exemplo:

Capítulo 01
Inicio: Carla está na escola estudando matemática.
Meio: ela encontra o seu ex na volta da escola.
Cliffhanger: é atropelada.

É um exemplo bem ruim mesmo desde que eu não sou de usar isso, mas há autores que usam para organizar suas ideias. 

Exemplo de estruturação da autora Jessica Anitelli (do livro A Química entre Nós) 

3. Use aplicativos/sites que tenham esta finalidade!


E a última dica é usar sites/aplicativos que tenham este tipo de finalidade! Eu não conheço muitos sites, serei sincera, mas podem usar o google docs mesmo para deixar tudo anotado para não correr o risco de perder qualquer coisa. (apesar de eu não usar o google docs, ne~)

Um site que eu recomendo é o Trello! Para quem não sabe é um site próprio para organização, vocês criam varias mini "pastas" e dentro dessas pastas fazendo anotações em "arquivos" é bem legal, podem organizar certinho o seu livro ali, e pelo que vi tem aplicativo para android também (que eu não uso...), então podem baixar o aplicativo e usá-lo onde precisarem! Não é legal?


Trello!
E para finalizar! Caso você esteja escrevendo um livro com algum amigo que não é de sua cidade e/ou estado vocês podem usar o trello para organizar o livro, tudo o que precisam fazer é adicionar a conta do seu(ua) amigo(a) que então vocês poderão deixar duas pastas separadas um com suas ideias e a outra com as ideias do seu amigo e discutirem tudo pelo whats, facebook, como preferirem e irem organizando por ali mesmo que assim ambos poderão consultar a ideia do outro a qualquer hora do dia e terão em primeira mão o perfil dos personagens, partes importantes da história e todo o mais. 

Eu mesma estou usando esse site que eu sequer sabia a existência até umas semanas atrás quando vi um vídeo do diário de escrita do canal da Pam e resolvi usar, e gente, é incrível! Até mesmo estou usando com uma amiga para bolarmos o livro que estamos querendo escrever há tempos!

Acessem: Trello

E essas são as dicas de hoje, poucas na verdade, mas que uma delas sejam úteis e até a próxima!!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Ótimas dicas, mas e no caso ( no meu caso,☺️) de quem anota tudo à mão e em vários pedaços de papel, pedaços de folhas de rascunho... Enfim, (vira uma bagunça só ��), você teria alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, isso é uma coisa que às vezes eu faço também haha

      Olha, eu acho que no caso você pode tirar, por exemplo, uns 30 minutos por dia (dependendo de sua disponibilidade) e começar a rever suas anotações. Você pode pegar post its e escrever "Começo" e aí deixar uma pilha as anotações que podem acontecer na primeira parte. Aí seguindo a mesma lógica comum escrito "meio" e outro "fim".

      Separando suas ideias desse jeito você vai ter uma certa noção do que pode ser feito no começo, no decorrer e ao fim do livro. E então, depois desse processo, você pode pegar uma folha de sulfite, ou um caderno, ou até mesmo o seu computador mesmo abrindo o word, o google docs, enfim, o editor de texto de sua preferência.

      Após separar as ideias em nichos, tu volta para a área onde separou as ideias que podem ser feitas no começo e as reveja para saber quais podem ser exploradas na criação de seu livro e as demais, ao invés de descartá-las por completo, deixa-as como ideia de fundo, pois podem ser usadas de alguma forma mais tarde, sabe?

      Ok, separou as ideias em Nichos. Reviu a pilha, aí é só anotar certinho quais vão ser usadas como as ideias principais do seu livro. As ideias principais não precisam ser exploradas de imediato, é só uma forma de você organizar todas as anotações feitas e deixar sua visão o mais limpa possível! Tendo certeza de que ficou claro e do seu agrado, você pode fazer o mesmo com a parte do meio e o final.

      A partir daí poderá explorar todas as nuances, aumentando, diminuindo, descartando as ideias. Primeiramente terá um esqueleto pouco uniforme, mas conforme for moldando verá que o seu esqueleto vai estar cada vez mais próximo de uma estrutura mais completa :)

      Bem, essa é uma ideia que pode te ajudar a se organizar em relação a várias anotações. Está tudo bem você ter tudo anotado de forma bagunçada, é assim que funciona as anotações a mão, vai onde tiver folha e espaço para escrever xD Mas depois temos que organizar bem, sei que dá certo trabalho, mas vale super a pena s2

      Excluir

"Comento, logo existo."