Você, Escritor! - Como começar uma história?

domingo, abril 10, 2016


Olá! Cá estou eu, nesse finalzinho do final de semana com um post do Você, Escritor! Eu sei que semana passada era a minha vez e eu acabei não postando porque estava numa correria... Na verdade ainda estou, porque estou tendo semana de provas e vai até quarta-feira *chora*. Mas enfim, agora estou aqui e venho hoje falar especialmente com quem tem a dúvida de como começar seu livro/conto/etc.  

Observação: Nos outros posts eu e a Andriely falávamos "estória", porque antes a gramática dividia "história" como sendo algo que realmente aconteceu e "estória" como algo que não é verdadeiro, mas agora com a reforma ortográfica não existe mais essa separação e é tudo HISTÓRIA mesmo.

Como posso começar o meu livro?
Muitas pessoas querem muito escrever um livro, mas quando sentam e abrem o editor de texto não fazem a mínima ideia de como começar aquela história. A pessoa pode ter a ideia bem formulada e mesmo assim enfrenta dificuldade. Algumas escrevem e reescrevem o início e outras simplesmente não conseguem escrevê-lo.

Se você tem problemas para começar o seu livro, não se preocupe, hoje eu te ajudarei!

Eu não sei se vocês sabem, mas eu estou no primeiro período de Letras. Certo dia, lá estava eu tendo aula de Teoria do Estudo Literário e meu professor disse a seguinte frase, que decidi trazer para vocês:

"Se você não sabe como começar a contar uma história, siga a teoria pós-moderna: comece com um personagem andando pela rua".

Sério. Releia essa frase acima que você acabou de ler. Leu? Agora leia mais uma vez. Ela faz muito sentido, certo? Se você parar para pensar, ela realmente serve como um ótimo início. Não importa sobre qual universo você está escrevendo, porque todo personagem vai andar! Começando sua história assim, você pode levá-la para qualquer lugar, porque é mesmo um dos melhores jeitos!

Você pode até pensar "mas todo mundo vai fazer assim", agora eu quero que você pare e pense em quantos livros começam assim. Pois é. Você pode começar assim e quando estiver revisando o livro, ou quando estiver ainda na metade, ter uma ideia genial de início, ou pode acabar deixando do jeito que está, é indiferente!

E esse foi o Você, Escritor! dessa semana, espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado! Não se esqueçam, se tiverem pedidos para essa coluna, mandem e-mail: interesses.sutis@gmail.com

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Hmmm sempre que começo a escrever, eu sempre escrevo um prologo, juro que 90% das minhas estórias tem prologo (senão 100%), sempre sei como começar, mas admito que já teve uma ou outra que comecei com o personagem andando 'O' isso por que eu não tinha nenhuma ideia de como começar, mas eu sabia como dar continuidade xD

    Eu não tenho aula assim na faculdade :/ minhas são tãooo chatas, tamo na metade do primeiro Semestre e as aulas de segunda (que supostamente deveria ser a que eu mais gosto) é a mais chata kkkk Nem vi as novas reformas ortográficas o.O mas acho que em breve vou ver na faculdade kkkk (acho não neh, vou ter que ver e-é).

    Pior que eu nunca tenho ideia melhor pro inicio, sempre tenho em mente "ah, vai assim e fica assim" pois nem vejo sentido de trocar o começo pois aquilo desencadeou tudo '-' aí deixa como tá e só faço revisão do meio e final (daquelas bem pesadas hahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra gente que já escreve é mais fácil, mas o que eu tenho de amigo que diz "eu queria escrever uma história, mas não sei nem como começar"... Aí vem aquela questão de que muitas vezes eles nem pensaram em como vai ser, só querem ir escrevendo haha... Eu normalmente não mudo o começo também, já é hard começar, pra quê mudar? ahhaha

      Excluir

"Comento, logo existo."