Resenhas de Filmes #14 - O Menino E O Mundo

sábado, março 26, 2016 0 Comentários A+ a-


Fiquei sabendo da existência desse filme assistindo às indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar. O crítico da TV sempre dizia que era uma animação brasileira, feita praticamente sem roteiro. Vem saber o que achei desse desenho:


Para começar, o estilo "desenho em papel" dessa animação é diferente de tudo o que eu já vi em longas. Eu só havia visto esse estilo em desenhos que passavam no canal TV Cultura, mas nunca havia visto em um filme. E também é diferente de qualquer produção cinematográfica brasileira que eu já tenha visto.

A animação conta a história de um garotinho que mora no interior e adora música. Certo dia, seu pai precisa se mudar para a cidade em busca de emprego. O garoto fica muito triste e resolve ir atrás de seu pai. No caminho, ele conhece dois homens: um que trabalha na plantação de algodão e outro que trabalha na empresa que transforma esse algodão em tecido. O que ocorre no cenário dessas ocasiões é simplesmente incrível. São críticas sociais tanto no âmbito da mídia quanto aquele problema que manifestantes brasileiros enfrentam em relação à polícia militar, e muitos outros pontos são tocados.

Essa animação não é em português. Eles falam uma língua inexistente, o que torna tudo mais incrível ainda. Se vocês leram a minha resenha de O Pequeno Príncipe, viram que após terminar de ler eu fiquei com um sentimento que até agora não sei bem como explicar, e eu senti a mesma coisa ao assistir O Menino E O Mundo.

Enfim, recomendo demais essa animação.

E você, já assistiu O Menino E O Mundo? Já tinha ouvido falar? Comenta aí!

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

"Comento, logo existo."