Resenha - Percy Jackson e O Ladrão de Raios

quinta-feira, dezembro 10, 2015



Título: Percy Jackson e Os Olimpianos - Volume 1 O Ladrão de Raios
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 400
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui



Sinopse:
Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno... de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos 12 anos, essa é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, sem contar as consequências da síndrome de déficit de atenção, de dislexia... e as criaturas fantásticas e os deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde ele é orientado para enfrentar uma missão que envolves humanos diferentes - metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com a ajuda de novos amigos - um sátiro e a filha de uma deusa -, Percy tem dez dias para reaver o raio, que representa a destruição origina, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, ele precisará fazer mais que capturar um ladrão. Terá que lidar com o pai que o abandonou, resolver uma profecia proposta pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.



Resenha
Depois de muita enrolação, finalmente estou lendo Percy Jackson. Nesse primeiro livro, acompanhamos Percy, que estuda em um internato e que é um péssimo aluno com hiperatividade e déficit de atenção. Quando ele finalmente é expulso de mais um internato, após algumas experiências estranhas, sua mãe o leva para viajar. Nessa viagem, seu amigo Grover aparece e os três vão para um lugar onde Percy pergunta para onde é, mas tanto sua mãe quanto seu amigo não dizem. Depois de lutar com um Minotauro, Percy descobre que seu destino era um acampamento de verão, mas na verdade não era um simples acampamento, pois todos lá eram filho de algum deus da mitologia grega. Logo, aquele era um acampamento dos meio-sangue/semideuses.

Percy quer descobrir de que deus é filho e depois que descobre, ele recebe uma missão e quer muito desvendar a profecia que o Oráculo lhe diz. Nisso, ele descobre quem é Grover e conhece também Annabeth, e esses amigos vão com ele para realizar a missão fora do acampamento meio-sangue.

Essa história de dois amigos meninos e uma menina inteligente me lembrou muito o trio de Harry Potter, tenho quase certeza de que o autor deve ter se inspirado em HP nessa parte.

✖ Avaliação da escrita: A escrita de Rick Riordan é muito boa de se ler. Como é um livro infantojuvenil, é claro que isso é ainda mais facilitado.

✖ Avaliação do enredo: Com certeza é um enredo original, afinal, Rick Riordan deu um jeito de trazer para o público infantil e jovem mitologia grega de um jeito divertido e atual.

✖ Sobre o protagonista: Percy é um personagem simples, mas que consegue transpassar muito bem o que sente para os leitores. Rick Riordan conseguiu fazer jus à idade de Percy em seus pensamentos e na narração em primeira pessoa.


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Eu achei o livro muito divertido e gostoso de ler, é uma coisa que realmente agrada a gente. Estou ansiosa pelos próximos.

✖ Considerações finais:
Eu não marquei o livro como favorito porque não chegou a se tornar algo especial para mim, não nesse primeiro livro... E, apesar de o livro ser meio infantilizado, eu gostei bastante. Espero que os outros livros sejam ainda melhores! E partiu para o segundo! 


E você, já leu Percy Jackson? Se sim, o que achou do primeiro livro? Concorda com as minhas primeiras opiniões? Comenta aí!u

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Percy Jackson está na lista dos meus favorito, é o livro que deu mais vontade de ler, eu tinha apenas 10 anos quando o ganhei e está no coração até hoje, sou completamente apaixonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ter lido mais nova também, talvez eu tivesse tido um carinho maior <3

      Excluir
  2. Ahhhh eu acho a escrita dele tão boa em PJO, HDO eu não gostei por ser em terceira e também tem vários POVs curtinhos demais.
    Nem se anime muito com o Mar de Monstros, pra mim a história só fica boa mesmo a partir d'A Maldição do Titã (melhor livro ♥♥♥, ai vai só coisa boa), e claro que o jeito de escrever acaba ficando mais adulto sendo que no ultimo livro ele já tem 16 anos e não 12.
    Mas enfim, aproveite muito sua leitura, Percy Jackson é maravilhoso.
    Beijos e beijos.
    p.s.: Eu vi no facebook que seus livros de HP chegaram, Saraaaaaaaa, vamos trocar de edição ashuashuas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente me disse que O Mar de Monstros é fraco KKK uhum, ele envelhece um ano a cada livro, não é? Chegoooou meu HP finalmente <333 UASHHUSSHU mal posso esperar pra ler, eu nunca li HP ;-;

      Bjk

      Excluir
  3. O que posso falar de Percy Jackson? Me forçaram hardcoremente a ler esse livro, mas como não sou fã de leitura, acabei por deixar no quatro livro da saga. E sim, concordo com você, o livro é bem infantil em muitas partes, de todos que eu li, gostei mais do terceiro, mas não é por nada, só porque nos é mostrado um novo personagem que simplesmente tô em love eterno <3
    Eu gostei dele porque é um livro leve, fácil de ler, não cansa fácil, sabe?
    Já sobre ser parecido com HP, não achei... Sei lá... É bem diferente, a Annabeth nem é tão inteligente assim, o Percy não é nem de longe parecido com o Harry, principalmente porque o Percy é super lesado e esquecido -Percy <3-

    Diário de uma Otome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai mds, que personagem? O.O uhum, ele é um livro simples, é fácil gostar da leitura <3 KKK eu achei um pouco parecido D:

      Excluir

"Comento, logo existo."