Resenha - Espíritos de Gelo

sexta-feira, novembro 06, 2015




Título: Espíritos de Gelo
Autor: Raphael Draccon
Editora: LeYa
Nº de páginas: 176
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 15,00)


Sinopse:
Um homem acorda acorrentado com os braços para cima em uma sala escura, com dois torturadores vestidos com detalhes masoquistas ao lado e um interrogador baixinho, vestido com roupas sociais e uma camisa surrada do Black Sabbath.
Eles o informam que ele acordou em uma banheira sem um rim e sofreu um choque amnésico, que o impede de lembrar os detalhes. Assim sendo, eles partem do princípio de que outros choques traumáticos podem desbloquear essas memórias, se necessários. E se iniciam as piores partes.
O livro faz referências à lenda urbana da banheira de gelo, às lendas ao redor da história do rock’n roll e até às motivações e psicologia ao redor da criação de lendas urbanas.



Resenha
Espíritos de Gelo foi o primeiro livro que li do Raphael Draccon. Para começo de conversa, eu nem sabia que tinha esse livro, mas minha irmã deve ter comprado em algum sebo da vida e estava em nossa estante. Obviamente, eu já havia ouvido falar do autor e sabia que era de sucesso. Logo, fiquei louca por realizar a leitura desse livro e conhecer mais sobre sua escrita, etc...

Lá se foi qualquer expectativa boa. Tudo começa quando o personagem principal acorda acorrentado em uma sala, com um cara baixinho e dois fortões. Eles perguntam como ele foi parar lá, mas ele não lembra. Eles dizem então, que vão fazer um "tratamento" de tortura para que ele se lembre exatamente o que aconteceu. E ele vai contando e a gente vai descobrindo...

Achei um livro menos que mais ou menos! Muito fraquinho em todos os aspectos e, até onde sei, não é o primeiro livro do autor e acabou tendo mais repercussão em Portugal do que aqui. Vamos avaliar cada ponto mais a fundo para vocês verem o que não me agradou:

✖ Avaliação da Escrita: A escrita foi uma das coisas que mais me desagradou nesse livro. Além de ser vulgarmente desnecessária em alguns momentos, o autor não sabe controlar a repetição de palavras, tornando a escrita cacofônica (e particularmente me irritando bastante).


✖ Avaliação do Enredo: Achei bem fraco, você imagina que vai ser uma coisa, de repente vira outra. O final não é bom, as torturas são difíceis de imaginar, realmente existe uma espécie de bloqueio entre eu e esse livro...

✖ Avaliação da Capa: Acho a capa bonita.

✖ Sobre o protagonista: É ele quem narra a história, porém, ele não tem nome. Em momento algum diz o nome do personagem. Antes de escrever a resenha eu até queria mencioná-lo e fiquei "Meu Deus! Como era o nome dele?" , mas a verdade é que eu não sabia porque ele não tinha nome mesmo.

✖ O que me levou a avaliá-lo como regular?
Como eu disse, achei o livro muito fraco. Personagens mal construídos, diálogos pobres, pensamentos infantis demais para um personagem de 27 anos. Não consegui aprovar. Mas não joguei na Lixoteca, porque por mais que o enredo não seja lá aquelas coisas, ainda ficava curiosa para saber mais. Acho que o livro não me agrada definitivamente quando eu já não sinto o menor interesse em lê-lo. Por esse motivo não abandonei e não avaliei com somente uma estrela.


✖ Considerações finais: Apesar de ter super reprovado esse livro, ouvi dizer que os livros mais famosos do autor da série Dragões do Éter são muito bons, é algo mais puro e mais infantil e não tão sujo quando Espíritos de Gelo. Apesar de não ter o menor interesse em Dragões do Éter, não vou dizer que não gostei do trabalho do autor sem conhecer o seu "melhor trabalho".

Essa foi a resenha de Espíritos de Gelo! Você já leu ou quer ler? Se já leu, o que achou? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Oi, Sara! Tudo bem?

    Nunca ouvi falar nesse livro... Fiquei um pouco desanimada com a resenha, pois a capa e o título me chamaram a atenção. Confio muito no seu gosto literário e críticas, então, acho que acabaria não gostando muito também.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não gostaria... :/ mas a capa e o título me chamaram a atenção também e acabou dando ruim! USHHUHSU.. Beijos! <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro do Raphael Draccon. Na verdade, só conheço a série "Dragões do Éter" e ouço boas críticas a respeito da mesma.
    Como nunca li nada dele, não posso comparar com este livro, mas é uma pena que você não gostou. Acho que eu também não iria gostar, não pelos pontos que você citou, mas pelo enredo que não me agrada muito.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar muito bem desses livros dele tbm, mas esse acho que foi bem malfeito :/

      Excluir
  3. Olá Sara! Li esse livro e dei três estrelas, porque apenas gostei. Pra uma primeira leitura do autor eu achei mediana, nem ruim e nem ótima, algo que não me arrependi de ter lido mas que também não terei vontade de reler. Achei que teve muita cena de sexo, e como não sou acostumada, acabei me incomodando com aquilo, isso também te incomodou em algum ponto? O final eu posso dizer que não esperava por aquilo e até que gostei. Tenho o box de Dragões de Éter e espero que seja bem melhor do que esse, não custa nada dar outra chance, não é?
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também não me arrependi totalmente de ter lido HASHUASU só não recomendo... Também não sou acostumada com cenas de sexo, mas até que não foram tão descritivas, então não me incomodou tanto. É vdd, acho que dá pra dar mais uma chance, sim! aha

      Bjs

      Excluir

"Comento, logo existo."