Resenha - Viagens de Gulliver

domingo, julho 05, 2015


Título: Viagens de Gulliver
Autor: Jonathan Swift
Editora: Scipione
Nº de páginas: 136
Ano de publicação: 1726
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 17,90)



Sinopse:
Clássico da literatura. Com os personagens mais fantásticos de todos os tempos, como as criaturas minúsculas de Lilipute, entre outros, Gulliver visita uma cidade onde as pessoas cabiam na palma de sua mão, instigando uma verdadeira viagem ao universo da fantasia.



Resenha
Um livrinho curto e que eu me enrolei muito para ler. Dá para ser lido em um dia ou dois (dependendo da sua pressa). Eu demorei umas duas semanas, aproximadamente. Eu quase não pegava ele, porque esse mês foi bem agitado. Mas peguei para valer no último sábado e terminei! 

Viagens de Gulliver é um livro completamente louco. Gulliver é um médico que normalmente viaja com os navios para cuidar da tripulação. Ele adora viajar e quase não suporta ficar em casa parado com sua família. Ele gosta mesmo é de viajar e trabalhar. Porém, as quatro vezes que ele viaja, ele acaba esquecido ou jogado em uma ilha diferente.

Primeiro, ele acaba numa ilha onde ele é um gigante e todos os habitantes são minúsculos.
Depois, ele acaba numa ilha onde ele é minúsculo e os habitantes são gigantes.
Em seguida, ele acaba numa ilha onde ele descobre uma cidade flutuante cheia de matemáticos.
E, por fim, ele acaba numa ilha onde os seres humanos são irracionais e os cavalos são racionais.

O autor realmente criou lugares fantasiosos em meio à realidade, digamos assim. Todas as vezes em que Gulliver se mete nessas ilhas ele é bem tratado e as pessoas tentam lhe ensinar coisas, como o idioma deles, cultura, etc.


 ✖ Avaliação da Escrita: A escrita não te prende muito. Infelizmente, esse livro já sofreu muitas adaptações. O que eu li foi adaptado por uma brasileira e eu não gostei muito do resultado. Mas o livro não deixa de ter potencial por isso.

✖ Avaliação do Enredo: Muito bom! O autor não precisou criar um mundo totalmente novo, ele colocou mundos fantasiosos no mundo real. Eu gostei bastante, particularmente. Talvez pessoas que curtam fantasia achem pobre demais.

✖ Avaliação da Capa: A capa do livro que temos aqui em casa é bem feia. É antiga. Mas enquanto eu pesquisava sobre o livro vi que têm edições de colecionador lindas D:

✖ Avaliação do Protagonista: Gulliver é um homem comum, você se identificará muito com ele. Ele não tem nada de especial, ele só vive a sua vidinha. Como o livro é narrado, não dá para criar laços com ele.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Como eu disse, adorei o enredo. O autor viajou bastante nas duas últimas aventuras do Gulliver, mas eu adorei. Adorei o modo simples como o autor planejou a estória. Adorei e sempre irei recomendar para quem gosta de um clássico de leitura fácil!

E você, já leu Viagens de Gulliver? Já assistiu algum dos filmes? Já ouviu falar da estória? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."