Resenha - Mestre Gil de Ham

segunda-feira, junho 08, 2015 2 Comentários A+ a-


Título: Mestre Gil de Ham
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 102
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique aqui (R$ 11,00)



Sinopse:
Mestre Gil de Ham - Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.


Resenha
"Mestre Gil de Ham" conta a história de Mestre Gil (que na verdade tem um nome muito maior do que isso, mas não convém colocá-lo aqui e nem convinha colocar na história, segundo Tolkien, haha). A história se passa no vale do Tâmisa, na Inglaterra... Em uma terrinha chamada Ham. Por isso "Mestre Gil de Ham". Enfim... Mestre Gil é um cara mal humorado, que só quer cuidar de suas vacas e de sua fazenda. Ele maltrata muito seu cachorrinho falante, Garm, que sempre alerta quando tem um perigo por perto. Gil não acredita e manda o cão calar a boca... Ele maltratar o cachorro chega a ser engraçado (infelizmente, haha)... Acontece que quando o cão avisa, é a mais pura verdade. Uma hora é um gigante míope e surdo que se aproxima e que acaba de esmagar sua vaca preferida. Depois, um dragão... 

Não posso contar exatamente o que acontece, pois a história pode ser facilmente resumida, mas eu estaria dando um baita de um spoiler e vocês nem precisariam mais ler D: mas, se vocês quiserem, avisem e eu faço um post contando o que acontece, ok?

Como o livro foi baseado numa história que Tolkien contava para seus filhos, a história é contada duas vezes! A primeira que Tolkien realmente escreveu e a que ele contou para os seus filhos (que é um pouquinho mais reduzida). Então, basicamente lemos o mesmo livro duas vezes em um livro só SHHSHU...


✖ Avaliação da escrita: Escrita boa e flui bem. Sem problemas e nem um pouco cansativa como em alguns livros que eu já li do autor, apesar de sempre ser simpática e excelente.

✖ Avaliação do Enredo: Achei a história muito divertida e dei risada várias vezes, o enredo é único e bastante simples. Trás ícones da fantasia para o mundo real de uma forma surreal!


✖ Sobre o Protagonista: Mestre Gil é um cara muito divertido, revoltado e espontâneo. Não foi possível criar um laço com ele, mas não deixa de ser um bom personagem!

✖ Avaliação da Capa: Gente, que capa maravilinda! Vejam só uma foto que tirei do livro lá no Campus da Indústria, onde que faço o meu curso pro ENEM aos sábados:


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Simplesmente porque é um livro muito divertido! É rápido de ler e pode ser relido em horas, afinal é somente uma história curtinha. Gostei de verdade.

✖ Considerações finais:
Podia ter terminado muito mais rápido, mas três dias foi o tempo em que consegui ler. Então, se você procura uma leitura curta e rápida - caso não esteja no clima de livros grossos no momento -, recomendo bastante Mestre Gil de Ham.

E você, já leu Mestre Gil de Ham? Se sim, gostou? Já ouviu falar? Já leu algum outro livro do Tolkien? Comenta aí!

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

2 comentários

Write comentários
11 de junho de 2015 12:11 delete

Oi, oi! Me chamo Daniel e conheci o blog há pouco tempo. Eu amei a resenha, quero muito ler esse livro, principalmente porque é do Tolkien. Eu fiz uma resenha de o Hobbit, um livro que eu gostei muito dele e que está no meu blog. Amei o seu site, vou acompanhar ctz! Bjinhos ;)

http://blogcafecomdaniel.blogspot.com

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
11 de junho de 2015 12:37 delete

Sim! Tolkien é vida <3 ainda bem que gostou, vou visitar o seu blog também, obrigada *-*

Bjs!

Reply
avatar

"Comento, logo existo."