Resenha - A Mais Pura Verdade

quarta-feira, junho 03, 2015


Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 224
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui



Sinopse:
A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



Resenha

Antes de ler essa resenha, leia As Minhas Primeiras Impressões Sobre Esse Livro (clicando aqui). Acho legal saber quais foram as primeiras impressões que tive antes de terminar, quase 1 mês depois.

Mark é um garoto de 12 anos que tem câncer. Ele quer realizar o seu maior sonho: escalar o monte Rainier (esse monte aqui). Ele sempre quis fazer isso, mas o desejo ficou ainda maior por sua doença ter voltado. Ele está definitivamente cansado de conviver com o sofrimento que a doença causa à ele e sua família. Então, decide ir em busca do seu sonho (escalar o monte Rainier) pretendendo não voltar, pois ele tinha quase certeza de que aquilo o mataria. Ele planeja tudo e enche sua mochila com tudo o que julga necessário. E ainda, leva seu cachorrinho e melhor amigo Beau.

No livro acompanhamos a viagem (e fuga) de Mark e Beau. Os capítulos são intercalados com o que Mark está fazendo e o que está acontecendo em sua casa e como as pessoas estão reagindo ao seu desaparecimento. Todos ficam desesperados atrás dele e anúncios são divulgados até na televisão, o que faz Mark ter problemas em lanchonetes e tudo o mais.

Chegamos ao fim do livro com o coração na mão, querendo muito que dê certo, mas que ele seja salvo. 

✖ Avaliação da escrita: A escrita do autor é comum. Sem nenhum diferencial e própria para livros do gênero. É uma escrita que flui bem e feita para ser lida rapidamente.

✖ Avaliação do enredo: Câncer na literatura hoje é uma coisa que talvez as pessoas procurem, mas se você pensa que A Mais Pura Verdade é um livro como A Culpa é Das Estrelas você está enganado, apesar de ambos os livros terem a capa azul e terem como protagonista uma pessoa jovem com câncer, as coisas são completamente diferentes. Eu gostei bastante do enredo do livro, da vontade de Mark de realizar seu sonho (nem que isto o mate), mesmo tendo como característica algo que é comum.

✖ Sobre o protagonista: Mark é um garotinho bem maduro para a idade dele. Consegue enganar as pessoas e manter a calma para dar respostas objetivas. Eu gostei disso nele, mas mais uma vez eu vejo, o autor não sabendo lidar/criar muito bem a personalidade da criança/adolescente.

✖ Avaliação da capa/diagramação: Eu achei a capa muito bonita. O azul lembra muito A Culpa é das Estrelas, mas de qualquer forma a capa não deixa de ser linda e trabalhada para jovens leitores. Com poucos elementos os artistas da capa conseguiram ilustrar bem a estória. Gostei bastante da diagramação também, da entrada de cada capítulo e das árvores espalhadas no início e no final do livro.

✖ O que me levou a avaliá-lo como muito bom?
Esse livro não foi avaliado como excelente pelo motivo de ter sido previsível a partir de certo ponto. Não sabíamos se ele ia viver ou morrer ao final da aventura, mas por ser um livro para jovens, já era de se esperar que tivesse um final satisfatório. Além de que, não foi um livro que mudou a minha vida ou o meu modo de pensar (como os excelentes livros devem fazer). Mesmo assim, eu gostei bastante, achei a leitura maravilhosa e é super simples e gostosinho de ler.






E você, já leu A Mais Pura Verdade? Se sim, gostou? Quer ler? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Eu li esse livro há umas 2 semanas! Nem resenhei ainda (voltando com o blog agora rsrsrs e pondo as coisas em dia!), é bem estilo A Culpa das Estrelas, na verdade eu tenho um grande fraco por livros sobre câncer desde que eu passei por uma situação parecida com 13 anos (ao menos já passou!), não foi um livro que mudou a minha vida, eu concordo com você. Mas também me fez lembrar daquela época e.e

    Enfim, o livro é realmente bem rápido de ler, eu li em 3 dias, na verdade 1 só li o inicio e só peguei no dia seguinte fui lendo até que notei que terminou kkkkk Mas é bom e bem levinho <3 eu gostei da escrita do autor, flui muito bem rsrs

    http://behind-the-wonderland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."