Resenha - O Silêncio das Montanhas

quarta-feira, fevereiro 11, 2015


Título: O Silêncio das Montanhas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Globo Livros
Nº de páginas: 352
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 24,90)



Sinopse:
O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar. 


Resenha
Esse foi o último livro de Khaled Hosseini e você pode ver as resenhas dos outros dois: O Caçador de Pipas - Aqui e A Cidade do Sol - Aqui. Li esse livro no segundo bimestre de 2014 e não lembro detalhadamente o que acontece, porque acontecem muitas coisas. De todos os livros do autor, esse foi o "menos favorito", mas não deixou de ser favorito!

Começamos o livro com um senhor contando uma história para crianças. Essa história é comovente e incrível (não vou dar spoilers, mas é mais ou menos assim):
Havia uma aldeia pobre que recebia visitas de um demônio gigante. Ele sempre vinha buscar algo, se os habitantes não tivesse o que lhe dar, ele levava uma criança. Certa vez, uma família não teve o que dar e ele pediu uma criança. Os pais tinham muitos filhos e tiveram de escolher uma das crianças para entregar (já dá pra notar como é comovente). Os pai entregam e a criança deixa claro que nunca mais perdoará os pais por isso. Mas o pai diz que vai recuperar seu filho. Vai até a casa do demônio e consegue entrar, então o demônio mostra o filho do homem. Ele estava lá com várias crianças, todas brincavam num belo jardim e nenhuma delas tinha lembranças de suas vidas antes de estarem ali. O demônio pergunta se ele tem certeza de que quer o filho novamente, para levar à pobreza, à sede e à fome. Ou se ele quer deixá-lo ali, sempre sendo bem alimentado e vivendo em um lugar belo e calmo.
Não vou contar o que acontece depois, mas vocês já podem ter uma ideia. As crianças que ouviam essa história era a garotinha Pari e o garoto Abdullah, quem contava era o seu pai. Ambos eram irmãos e estavam indo visitar a casa rica onde seu tio trabalhava como empregado/motorista/mordomo.

Quando a mãe dos dois morre (após dar a luz à Pari), o pai deles se casa novamente. Eles moravam em uma aldeia próxima de Cabul (capital do Afeganistão) e sofriam muitas dificuldades, principalmente no inverno. Então o pai deles se vê obrigado à vender sua filha Pari para a família rica, onde o irmão de sua segunda esposa trabalha (e que eles foram visitar no início do livro). É realmente triste a separação dos dois. Abdullah continua com seu pai, e a distância entre Pari e seu irmão aumenta muito, já que ela é rica e viaja para Paris e passa a morar lá depois de adulta. Pari só tinha três anos quando se separou do irmão e não lembra de nada, mas Abdullah lembra de tudo e depois de certo tempo, vai atrás de um reencontro com sua irmã.


✖ Avaliação da Escrita: A escrita poética de Khaled Hosseini é maravilhosa. Sempre vou adorar a escrita dele, mesmo não sendo tão bem elaborada e seja bem simples. A escrita dele é especial por conseguir causar sentimentos facilmente.

✖ Avaliação do Enredo: Assim como os outros dois, o terceiro livro do autor também se passa em Cabul, no Afeganistão. Sempre tratando de laços problemáticos. A separação de irmãos é algo realmente triste, mas não é só isso que torna o enredo único, mas toda a vida que levam após a separação e os problemas familiares que enfrentam em suas famílias separadas.

✖ Avaliação da Capa: Muita gente que leu não gosta muito da capa de O Silêncio das Montanhas, mas eu acho bonita. Simples, mas muito bonita. A representação dos dois irmãos e as montanhas de Cabul tornaram a capa totalmente relativa ao livro.

✖ Sobre o Protagonista: Os personagens principais são Pari e Abdullah, mas não dá para considerá-los protagonistas, pois o livro não é narrado somente pelos dois. Em grande parte é narrado pelo irmão da segunda esposa e sua vida trabalhado na casa daquelas pessoas ricas e problemáticas. 

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente? 
Imagine você ter uma irmão/irmã pequeno e ser muito apegado à ele, mas sua família passa por dificuldades e sua madrasta convence o seu pai à vendê-lo. Você nunca vai vê-lo novamente, não poderá brincar com ele, não poderá dizer que dividem o mesmo sangue. E, você viverá uma realidade e seu irmão uma realidade completamente diferente (e muito melhor). Não dá para ser egoísta e querer que seu irmão (que tem a oportunidade) largue a vida melhor e viva situações de fome, cansaço e frio. Por mais que eu tenha tido uma ligação muito maior com os outros livros do autor, O Silêncio das Montanhas também me encantou bastante por, mais uma vez, dar importância à família.

✖ Considerações finais: Qualquer livro do Khaled Hosseini é uma grande recomendação minha, por mais que possa não agradar á todos os gostos. Se você nunca leu nada dele, e tiver a oportunidade, leia.

E você, já leu algo do autor? O que pensa sobre essa separação de irmãos? Comenta aí!


/Beijocas da Saroca

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Adorei a resenha! Eu li apenas Caçador de Pipas , do autor e (desculpa mundo, eu não gostei). Eu fiquei com receio de pegar outra coisa do autor pra ler e acabar me decepcionando novamente, porém depois de ler seu post acho que darei uma chance ao "pobrezinho" haha.
    Abraços.
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não gostou? ))): ahhh... Acho que você deveria dar chance aos outros dois livros dele, principalmente A Cidade do Sol! HSHUSHUSUHSA

      Beijo!

      Excluir
  2. Nunca li nada do autor por puro medo de morrer chorando AUHAUAHUA Sou sofredora com livros tristes :( mas sempre vejo coisas boas sobre e acho as capas lindas! Sem falar que nunca li nada que se passasse nessas regiões.

    www.distracoesdiarias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele são mt amor, VC TEM QUE LER NAYANA ASHLEY

      Excluir

"Comento, logo existo."