Resenha - O Hobbit

sexta-feira, novembro 14, 2014


Título: O Hobbit
Autor: J.R.R Tolkien
Nº de páginas: 293
Editora: Martins Fontes
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 19,70)



Sinopse:

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.
Resenha
Eu peguei o livro emprestado com um amigo do colégio e o li no ano passado, durante as férias de julho. Faz bastante tempo, então tentem dar um desconto caso essa resenha saia incompleta. Pelo que pude ver na resenha que fiz no Skoob no dia 25/11/2013 (muito depois de ter lido o livro) deu para ter uma base e dar uma recordada básica.

O livro conta a aventura de Bilbo, tio de Frodo de "O Senhor dos Anéis". Bilbo era jovem e Gandalf aparece em sua toca para chamá-lo para uma jorna inesperada. Bilbo recusa a todo custo e só depois de ter a casa invadida por anões é que ele decide partir junto com os demais. E por conta disso, ele passa por perigos indescritíveis (mas Tolkien os descreve bem, haha) além da fome, do frio e o medo. O que mais passa pela cabeça de Bilbo é em como estaria a sua toca naquele momento (quentinha e agradavelmente aconchegante). E também, o seu enorme desejo de voltar para o Condado. 

Uma coisa que me decepcionou bastante no primeiro filme, foi o Orc Albino, mas eu não vou dar nenhum spoiler do que tem no filme e não tem no livro (isso mesmo).

✖ Avaliação do enredo: O enredo é incrível. A Terra-Média é uma das melhores "invenções literárias" do mundo, até porque, vários outros autores se basearam nela, como os autores de "O nome do vento" e "Guerra dos Tronos". Além de muitas outras nas quais você pode ver um mapa desenhado nas primeiras ou últimas páginas.

✖ Avaliação da escrita: A escrita de Tolkien (se é que foi mantida até hoje no livro O Hobbit), é muito boa. Não contém palavras difíceis nem nada do gênero, mas é uma escrita gostosa, por assim dizer. Eu realmente acho ela muito boa de ler.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Esse livro é simplesmente fantástico e do gênero que eu gosto! Mundos e seres que não existem, folhas repletas de fantasias intrigantes. Como sempre, Tolkien me surpreende.

✖ Considerações finais:
Status: Aguardando ansiosamente o terceiro filme em dezembro! Fiquei triste de terem mudado o nome do terceiro filme, o nome deveria ser "Lá e de volta outra vez" e ficou como "A batalha dos cinco exércitos". Mas passou a fazer mais sentido, já que o filme será pura batalha! (eu quero assistir!!!). Enfim, vou tentar resenhar o filme aqui depois de assistir, porque é muito amor!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."