Resenha Especial - Hamlet (mangá)

quinta-feira, agosto 07, 2014


Título: Hamlet
Autor: William Shakespeare
Ilustrado por: Emma Vieceli
Editora: Record
Número de páginas: 216
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 24,41)



Sinopse:
O crime, ainda sem língua, há de falar”, exclama Hamlet na mais enigmática peça de Shakespeare. Uma fusão do clássico de Shakespeare com o visual do mangá, este álbum contém uma brilhante adaptação que vai intrigrar e capturar os seus leitores. Situada num conflagrado mundo cibernético, Hamlet, Príncipe da Dinamarca, afligido pela morte de seu pai, vê uma aparição noturna caminhar pelas muralhas do castelo. É o fantasma do finado rei, pai de Hamlet, que lhe revela a identidade do assassino, ninguém menos que o seu próprio irmão. Buscando vingar a morte de seu pai, Hamlet nos conduz numa jornada através da loucura, traição e doloroso amor. Hamlet faz parte de Shakespeare Mangá, uma série de adaptações gráficas das peças de Shakespeare. Inspirando-se no estilo japonês e utilizando o texto original de Shakespeare, esta série – editada por Richard Appignanesi e ilustrada por grandes nomes do mangá – dá vida às palavras do Bardo imortal para estudantes, devotos de Shakespeare e fãs do mangá. 


Resenha
Acho que em 2011 ou 2012 eu estava no shopping e encontrei esse livro perdido na sessão de mangás. Meu pai disse "você quer?" e é claro que eu aceitei. Ele pagou R$ 12,90, o que indica que na submarino está um roubo, mas enfim. Li esse mangá em menos de uma hora e, como eu não sabia como era a estória de Hamlet, eu não achei nada demais. Como eu sou nova, não sei avaliar clássicos com convicção, mas sobre Shakespeare eu sei de uma coisa: todas as histórias dele tem um fim horrivelmente trágico. E em Hamlet não é diferente.

Vocês entenderão perfeitamente do que se trata a história, lendo a sinopse que eu coloquei. Que envolve família, vingança e amor. Sobre as ilustrações, eu gostei bastante. Apesar de ser um mangá, a leitura é no sentido ocidental mesmo (da esquerda para a direita), e sem mistérios. Os quadrinhos são feitos bem no estilo mangá e eu curti bastante, por mais que essa história de Hamlet se passe num futuro muito estranho, o que fez meu conceito com o livro descer um pouco.


✖ Avaliação da Escrita: É a escrita clássica de Shakespeare em cada balão de fala, mesmo se passando em 2107. É boa, por mais que, uma pobre inculta do século XXI como eu sinta dificuldade em entender essa linguagem extremamente formal de "quereres", "amares", etc.

✖ Avaliação do Enredo: Não sei como é o livro de Hamlet, mas creio que seja no mesmo formato teatral de Romeu e Julieta. Sendo assim, eles conseguiram encaixar muito bem as falas e as narrações no mangá. Apesar de a história se passar no futuro, eles ainda falam como se estivessem no século de Shakespeare. E eu não gostei muito disso. Pois estamos lendo uma história antiga que se passa no futuro, mas que o jeito de falar continua o mesmo. Isso me lembrou bastante o filme Romeu e Julieta, que se passa na atualidade, mas que mesmo assim eles falam como antigamente.

✖ O que me levou a avaliá-lo como bom?
Eu achei tanto a história quanto as ilustrações boas. Por isso avaliei como bom. Exatamente pelo fato da formalidade em 2107 é que eu não avaliei como excelente. Mas acho que vale a pena ler sim, porque ler algo de Shakespeare é uma coisa cultural e que todo mundo deveria experimentar conhecer pelo menos uma de suas histórias trágicas envolvendo intrigas.


✖ Considerações finais: Mantenha seus mangás longe de crianças, ou eles poderão ser confundidos com livros para colorir. Ah! só um avisinho antes de terminar. Eu não tenho mangás e não coleciono. Esse é, basicamente o único na minha estante e por isso, caso eu compre outros, serão sempre em volume único para que eu possa resenhar no blog. Mas será o tipo de Resenha Especial. Okay?

E você, gosta de Shakespeare? Já leu alguma de suas obras? Você compraria um mangá que as retrata? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

9 comentários

  1. Na biblioteca da minha escola tem esse Hamlet, mas eu nunca cheguei a ler. Uma amiga minha leu e disse que é muito legal, até porque é em mangá e ela é apaixonada por mangás.
    Beijoos || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  2. Olha, não sabia que tinha mangá de Hamlet! Eu já li Romeu e Julieta só, e chorei horrores. Era aquela versão pra teatro mesmo. Tem o filme de Romeu e Julieta (com o Leonardo Dicaprio, né?) que se passa na atualidade e eu detestei. É bem fraco, mas tem uma versão mais antiga que não lembro direito, mas sei que quando assisti me apaixonei. E achei interessante isso de mesmo assim ser escrito da esquerda para a direita, noffan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que a da versão atual é legal asuhsahusa eu ainda n assisti ): Deviam fazer um mangá do Romeu e Julieta u.u

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Saritia, foi mal te taguiei denovo. Mas agora eu criei a tag ;)
    http://estantesuja.blogspot.com.br/2014/08/tag-quando-eu-crescer.html

    ResponderExcluir
  5. Mangá de Shakespeare? Que legal!!! Aliás te taguiei no meu blog! Beijos e adoro seu blog :)
    Colecionando o Universo

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."