Resenha - Ghostgirl | #EuSouDoideira

quinta-feira, julho 03, 2014


Título: Ghostgirl
Autora: Tonya Hurley
Editora: Agir
Número de páginas: 320
No Skoob: Clique Aqui.
Comprar: Clique Aqui. (R$39,90)


Sinopse:
Charlotte Usher está no último ano do ensino médio e se sente praticamente invisível na escola, até que um dia fica invisível de verdade. Pior ainda: morre. E tudo por causa de um cara e uma bala de goma. Mas ela está tão desesperada para ser popular que o desejo permanece mesmo após sua morte repentina. Aproveitando suas habilidades de fantasma, Charlotte não descansará enquanto não conseguir o amor de Damen, o garoto dos seus sonhos. Romance de estreia da autora e cineasta Tonya Hurley e best-seller da lista do New York Times, o livro foi traduzido para mais de vinte idiomas, incluindo francês e espanhol, e é o primeiro volume da trilogia Ghostgirl. 



Resenha

Quando comprei esse livro, achei que ele seria um completo desastre. Achei que seria algo superficial, que eu leria e não gostaria muito, mas que de qualquer forma não me arrependeria de ler. Mas, muito pelo contrário! O livro é uma narrativa, que conta como Charlotte estava determinada a se tornar popular no seu terceiro ano no Ensino Médio. Ela havia decidido que iria se tornar uma menina notada, que deixaria de ser invisível. E que conseguiria atrair Damen, um garoto jogador de futebol pelo qual ela era apaixonada. Quando ela finalmente consegue a chance de ter contato com ele, ela morre.

Depois de morrer, ela descobre que os mortos vivem no mesmo mundo que os vivos, mas não na mesma dimensão. O que faz com que naturalmente os vivos não vejam os mortos. Ela estuda com mortos sobre a morte e os poderes incríveis que ela trás, tais como telecinésia, possessão, etc. Charlotte não queria admitir dentro de si de que estava morta, mas já que ela estava, ela começa a ir aos lugares e aproveitar que é invisível. Vê Damen se pegando com Petula (uma garota patricinha popular que namora Damen). E neste mesmo dia, descobre que Scarlet, a irmã gótica de Petula pode vê-la! E então, Charlotte faz de tudo para conseguir beijar Damen, pois ela acredita que esse seja o seu assunto não resolvido que ela precisa obviamente resolver para ser "livre". Ela consegue convencer Scarlet a ser possuída por Charlotte, sendo assim, ela pode fazer tudo através do corpo dela. Mas isso é errado, pois os mortos não devem ter contato com os vivos, assim como a amiga também morta de Charlotte, a Pam, sempre diz. E também, como Prudence (Prue) sempre alerta e tenta estragar tudo. 


✖ Avaliação da Escrita: A escrita é ótima. Daquele jeito bem fácil de ler, sem muitas palavras sofisticadas (por mais que eu goste delas em um livro). Achei tudo muito bem traduzido e revisado.

✖ Avaliação do Enredo: O enredo desse livro, os personagens e os cenários foram todos muito bem elaborados! Nada do que se passa é real ou contém cidades verdadeiras. Tudo ocorre numa cidade dos Estados Unidos que não existe na realidade. Por mais que o nome seja Ghostgirl, a estória é focada nos adolescentes, e não é de terror ou suspense. É um livro que desperta emoções (principalmente no final) e que tem muito humor negro e sarcasmo por dentre as entrelinhas.

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Os personagens, a protagonista, o enredo, o cenário, a narrativa, as cenas de "batalha", as vezes em que as esperanças haviam acabado, mas uma nova ressurge. O modo como fiquei presa na leitura e sempre esperando o tão esperado beijo acontecer no Baile de Outono. A raiva que eu sentia quando Petula ou Prue tentavam (e até conseguiam) estragar tudo. E principalmente o modo como me identifiquei com Charlotte. Foi a primeira vez que me identifiquei com um personagem e isso tornou tudo muito mais especial. Eu recomendo esse livro e espero poder adquirir logo os outros dois livros da trilogia.


"Ás vezes a escola é mesmo uma questão de vida ou morte."

"Para dormir, agora vou me deitar
E peço a Deus que minha alma possa guardar.
Mas se eu morrer antes de acordar,
Que os populares em meu velório possam estar."

✖ Considerações finais: Esse livro tem uma capa maravilhosa. O verso da orelha compõem a capa e isso é o mais legal. O preço dele está muito alto na Saraiva, uma vez que comprei ele por apenas 10 reais em uma feira de livros da editora TOP Livros, então se forem comprar procurem bem em vários lugares. Quando eu vi a feira pela primeira vez, eu vi o livro Ghostgirl e pensei que era aquele mesmo que eu queria. Antes de pagar dei uma boa olhada na capa, na sinopse e em tudo! Decidi levá-lo, mas não achei que ele parecia ser muito bom. E agora eu sei, como ele é muito legal e eu estava completamente equivocada! Outra coisa, esse livro faz parte da Maratona Literária #EuSouDoideira (5 livros em 15 dias). E essa foi a minha primeira leitura. Clique Aqui para ir acompanhando as leituras e tudo o mais dessa maratona. Esse foi apenas o primeiro livro, hoje mesmo começarei o segundo. E como é regra na maratona, juntamente com a resenha eu devo indicar uma música que eu ache que combina perfeitamente com o livro. E a música escolhida, é:

Você também poderá gostar de

10 comentários

  1. Fiquei curiosa pra ler esse livro *3*
    Assim, ao ler a sinopse eu fiquei no meio-termo, também acho que parece ser meio sem sal, mas pelo que você disse já mudei de ideia.

    Beijos, kaorii.com!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comprei e olhei melhor também achei q seria sem sal UHSUAHSU mas é legal ^^ Beijos!

      Excluir
  2. Olá flor, tudo bem???
    Nossa fiquei bem interessada pela leitura desse livro... Parabéns pela primeira leitura da maratona... Eu achei a capa do livro simplesmente linda... e fiquei completamente apaixonada por ela... agora que sei que se trata de uma trilogia... vou esperar mais um pouco... tenho algumas séries aqui para finalizar... Não consegui ver a música... Depois me diz o nome???

    Não conhecia o seu blog... achei ele muito fofo... estou seguindo e curti a página... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É um livro muuuito legal :3 dps te passo o nome sim. Beijos!

      Excluir
  3. Meu Deus! Eu me apaixonei por esse livro. Se eu não me engano,em agosto vai ter a bienal aqui em São Paulo, eu vou ver se eu encontro, espero que eu encontre.

    Beijos, cutecream.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria tanto ir na bienal T-T tomara q vc encontre, boa sorte :3

      Excluir
  4. Adorei a resenha, e, gente, me interessei DEMAIS por essa história. Sério, fiquei curiosa demais e louca pelo livro. Espero poder comprá-lo e lê-lo looooogo
    E essa música é mara <333

    ResponderExcluir
  5. Sara você pode me passar aquele seu antigo layout, o vermelhinho? <3 Beijos
    adorei a resenha
    email cfreits@gmail.com

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."