Resenha - Coraline e o mundo secreto (Graphic Novel)

sábado, julho 19, 2014


Título: Coraline (Graphic Novel)
Autor: Neil Gaiman 
Ilustrador: P. Craig Russell
Editora: Rocco
Número de páginas: 190
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 24,10)



Sinopse:
O aclamado artista P. Craig Russell dá nova vida ao encantador bestseller Coraline nessa versão adaptada para comics. Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Cultuado escritor de histórias em quadrinhos para adultos, Neil Gaiman influenciou o mercado editorial a seguir um caminho sofisticado para atrair cada vez mais público. Sandman, graphic novel campeã internacional de vendas, por exemplo, recebeu inclusive o World Fantasy Award, prêmio até então inédito para o gênero. Em Coraline, a jovem descobre uma porta para um misterioso apartamento no prédio para onde acabou de se mudar. Uma história arrepiante, que vai além dos tradicionais dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados que habitam o universo infantil. 



Resenha
Quando eu assisti "Coraline e o mundo secreto", eu simplesmente me apaixonei pela animação. Tanto que a tenho baixada no meu computador, e toda vez que vou para a praia e levo o meu notebook, assisto umas três vezes (já que lá não tem internet). É sim uma das minhas animações favoritas. Certo dia, quando eu estava comprando livros numa promoção na submarino (todos estavam por R$ 10,00), minha irmã me mostrou esse. E eu disse "nem sabia que Coraline era um livro!", e é claro que eu não deixei de comprar. Mas, uma coisa que eu não notei quando comprei, foi que o livro era uma Graphic Novel, que é o que nós chamamos de "HQ". 

Para quem assistiu o filme, o HQ é igualzinho. Tem algumas cenas que têm no filme que são mais longas, e que no HQ são mais curtas. Para quem não sabe do que se trata, Coraline é filha de dois ocupados jornalistas, e eles se mudam para outra cidade e vão morar no "Palácio Cor-de-rosa", que é uma mansão antiga que foi dividida em 3 apartamentos. Nele, moram (além da família de Coraline), as senhoras Spink e Focible, que eram dançarinas de teatro (algo assim). E o senhor Alexander Bobinsky, um senhor louco que diz apresentar um circo estrelado por camundongos saltadores. Todos os vizinhos são aparentemente malucos. No filme, (somente no filme, na HQ não), ela conhece o Wybie. Um garoto que e torna amigo dela. 

Enfim, ela está nessa nova casa e, certa noite, vê um rato em sua casa e o segue até a sala de estar de sua casa, onde encontra uma pequena porta que ela já havia pedido para sua mãe destrancar anteriormente. Ela abre a porta e se depara com um "tubo" que a leva do outro lado. Chegando lá, se depara novamente com a sala de estar da sua casa, mas de uma forma mais apresentável. E então ela descobre que está na sua casa e que tem uma Outra Mãe e um Outro Pai. Porém, eles têm botões nos olhos. Essa Outra Mãe, cozinha bem e dá todo carinho à filha. E o Outro Pai, toca piano, canta, é um ótimo jardineiro e muito mais engraçado. Tudo o que os pais dela não são, bem como os vizinhos, que também estão nesse outro mundo completamente melhores do que realmente são.  Não demora muito para Coraline começar à preferir aquele mundo do que o seu mundo real, e é aí que "tudo" acontece.


✖ Avaliação da Escrita: A escrita da HQ se desenrola tanto em diálogos como em narração de algumas cenas. É uma boa escrita. Os diálogos praticamente batem com quase todas as falas do filme.

✖ Avaliação do Enredo: Como eu disse, não é de hoje que eu acho o enredo de "Coraline" simplesmente incrível. Pois, realmente muitas vezes queremos que tudo seja perfeito. Mas, mal sabemos que a parte perfeita pode ser o terror nas nossas vidas. Neil conseguiu misturar literatura infantil com terror e fez isso muito bem, para cativar tanto crianças quanto adultos, etc. Eu adoro essa estória, simplesmente adoro.



✖ O que me levou a avaliá-lo como regular?
Como eu disse, a estória é fascinante. Mas, voltando-se ao fato de que é um HQ, eu avaliei como regular as ilustrações! A Coraline é completamente diferente do filme, bem como seus pais e todos os outros personagens. Esse livro seria o meu tesouro se não fosse pelas ilustrações feias. Veja só:
Eu realmente detestei as ilustrações. A Coraline parece muito mais adolescente do que a criança que ela é. O que custava ilustrá-la com o cabelo azul? Se bem que, eu não sei ao certo se no livro mesmo, ela tem cabelo azul. Mas eu espero imensamente que sim, porque eu ainda quero adquirir o livro. Uma coisa que gostei nessa edição de Graphic Novel, é que a capa é dura, tem duas folhas amarelas completamente vazias no início e no fim do livro, e bom, eu gosto desse HQ, porque eu gosto de Coraline. Mas avaliando as ilustrações, elas ficam como regular. Mas o enredo é cinco estrelas.


✖ Considerações finais: Como eu disse, não gostei muito das ilustrações, por isso avaliei como regular. Mas é uma das minhas estórias favoritas, com certeza. Quem quiser assistir o filme online: Clique Aqui. Espero que gostem tanto quanto eu e tanto quanto todas as pessoas que assistiram *-*

E você, já assistiu/leu Coraline? Tem interesse em ler a HQ? Comenta aí.

Você também poderá gostar de

12 comentários

  1. Eu já li Coraline, e agora, depois de ver essa imagens lindas mal posso esperar para ler a HQ!!!!
    Já sigo aqui, convido-a a seguir meu blog também!!!
    Venha ver o novo post do blog e deixar um comentário!!!!! Fico à sua espera!!!
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti o filme, quero muito ler o livro e a graphic novel. Realmente é uma história sombria e fascinante! ^^ TIA CORALINE É DA ZOEIRA

    http://estantesuja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é da zoeira, ela é maneira somente u.u USHHAUHUAS amo o filme, a HQ é mais ou menos... desejo o livro MUITO

      Excluir
  3. Ai que chato! Eu ainda não conhecia (nem livro nem filme), mas já desanimei total em procurar.

    Visite-nos! Beijos. <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Sara! Tudo bem?
    Já li o livro e tive a oportunidade de ver o filme ( como você disse, vale muito a pena assistir). Estou louca para ver a versão em HQ.

    Beijos,
    Laís Happel - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já assisti Coraline e tô querendo MUITO ler O Livro do Cemitério desse autor. Os desenhos estão esquisitinhos mesmo, mas achei muito legal ser capa dura. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sara, como vai?
    Eu vi o filme com meu irmão mais novo e confesso que fiquei apavorada kkk e meu irmão bem tranquilo, disse até que já tinha visto antes, rs.
    Eu adoro HQs e queria poder lero livro nesse formato.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Conheci o filme e o livro. O filme é lindo demais (gostaria de ter todos aqueles bonecos em uma estante) e o enredo é realmente muito bom. Para mim nem se fala, pois gosto de mistério, desse tom de terror sutil. Agora eu tenho que ler o HQ, não sabia da existência dele! Os traços das imagens me parecem muito bons, mas a estética do longa-metragem é realmente bem mais agradável e de acordo com o tipo de história. De qualquer forma, eu adorei a dica!

    http://blogcafeamoreoutrasdrogas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."